Macron expressa apoio à Lula para realizar COP na Amazônia em 2025
Presidente francês também reforçou compromisso do país com agenda climática
Camila Stucaluc
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou, na 5ª feira (17.nov), que apoia a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) na Amazônia. A iniciativa foi sugerida pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pretende receber o evento internacional em 2025.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O Brasil está de volta a uma estratégia amazônica! Apoio a iniciativa do Presidente Lula para uma COP na Amazônia. Nós precisamos. A França também continuará a engajar-se", escreveu Macron, nas redes sociais.
Pouco tempo depois, Lula informou que se encontrou com o secretário-geral da ONU, António Guterres, responsável pela organização da conferência. O petista também teve reuniões com a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e com o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide.
Estive hoje com o secretário-geral da ONU, @antonioguterres, com a ministra das Relações Exteriores alemã, @ABaerbock e com o ministro do Clima e Meio Ambiente norueguês @EspenBarthEide. O Brasil voltando a ter um diálogo positivo e construtivo com o mundo.
? Lula (@LulaOficial) November 17, 2022
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/J2BbOIASKh
+ "Pra que foguete?"; ricos são criticados por Lula em reunião com indígenas
O encontro foi um dos últimos compromissos de Lula na COP-27, que acontece no Egito. Durante o evento, o presidente eleito defendeu a volta do Brasil para a agenda climática e firmou compromissos como a redução do desmatamento e a maior atenção aos indígenas e quilombolas. Hoje (18.nov), o petista deve embarcar para Portugal.