Polícia

Tarcísio nomeia novo ouvidor das Polícias de SP; escolha acontece em meio a escândalos policiais

Mauro Caseri era o terceiro colocado em lista tríplice; advogado vai substituir Cláudio Silva a partir de 2025

Imagem da noticia Tarcísio nomeia novo ouvidor das Polícias de SP; escolha acontece em meio a escândalos policiais
Mauro Caseri (à esquerda), o atual ouvidor, Cláudio Silva, e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite | Divulgação/Ouvidoria das Polícias de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nomeou nesta terça-feira (17) o novo ouvidor das Polícias: o advogado Mauro Caseri assumirá o cargo nos próximos dois anos, a partir de 2025.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Caseri foi escolhido em uma lista tríplice entregue ao governo estadual pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), em novembro. Ele vai substituir o atual ouvidor, Cláudio Silva, que tentava a recondução ao cargo.

O advogado, que atualmente é chefe de gabinete de Claudinho Silva, era o terceiro colocado da lista. Entre os candidatos, o atual ouvidor foi o mais votado entre os integrantes do Poder Judiciário (TJSP), do Ministério Público de São Paulo, da Defensoria Pública, OAB-SP, entre outros integrantes da sociedade civil. Em segundo lugar ficou o advogado Valdison da Anunciação Pereira.

O governador tinha até o dia 23 de dezembro para escolher quem seria o próximo ouvidor das Polícias. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira (18). A Ouvidoria das Polícias, criada em 1995, recebe denúncias sobre violações de direitos humanos por canais digitais e telefônicos. O órgão também fiscaliza a atividade dos integrantes das forças de segurança estadual e municipal.

Mauro Caseri é chefe de gabinete do atual ouvidor, Cláudio Silva | Divulgação/Ouvidoria das Polícias de SP
Mauro Caseri é chefe de gabinete do atual ouvidor, Cláudio Silva | Divulgação/Ouvidoria das Polícias de SP

"Ouvidoria paralela" e escândalos policiais

Caseri vai assumir a Ouvidoria das Polícias em meio à criação de uma "ouvidoria paralela" da Secretaria de Segurança Pública, com o ouvidor sendo indicado pelo próprio secretário, Guilherme Derrite. Para a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP), a medida "representa mais um passo no enfraquecimento dos mecanismos de controle e transparência da atividade policial no estado".

O mandato de Mauro Caseri também terá como desafio os escândalos recentes envolvendo as Polícias de São Paulo. A nomeação do advogado, por exemplo, se deu no mesmo dia em que um delegado e três policiais civis foram presos por suspeita de ligação com o PCC.

Casos recentes de ação truculenta da Polícia Militar também repercutiram nas redes sociais, entre autoridades e entidades de direitos humanos. A mais chocante aconteceu no início do mês, quando um PM foi flagrado jogando um homem de uma ponte.

Últimas Notícias