Suspeitos de aliciar pessoas para transportar drogas ao exterior são presos em SP
Prisões aconteceram durante operação da Polícia Federal para coibir tráfico internacional de drogas via Aeroporto de Guarulhos

SBT News
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira (26), dois suspeitos de aliciar pessoas para transportarem drogas ao exterior. A ação faz parte da Operação Drug Chain, que também cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na zona leste de São Paulo. Um homem segue foragido.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Guarulhos e têm como objetivo reunir elementos que possam levar a outros envolvidos no esquema criminoso ou ao fornecedor da substância ilícita.
A operação desta quarta é um desdobramento de outras investigações conduzidas pela PF no aeroporto. No final de 2024, a prisão de uma mulher por tráfico de drogas resultou na deflagração da Operação Drug Sitter, que levou à prisão de um indivíduo responsável por recrutar e preparar pessoas para transportarcápsulas de cocaína no estômago. A presa atuava em Manaus (AM) e São Paulo, e a droga tinha como destino a França.
+ Ferroviários de São Paulo suspendem greve anunciada contra privatização da CPTM
Na ação de hoje, foram presos um homem que havia aliciado uma "mula" detida no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e uma mulher que teria participado de uma tentativa de tráfico em abril de 2024. Na ocasião, uma pessoa foi presa com drogas no Aeroporto de Guarulhos.
A mulher, originária de Cabo Verde, e seu marido, de nacionalidade nigeriana, são acusados de serem os donos da droga e os financiadores do esquema. O homem, no entanto, não foi localizado e continua foragido. Além das prisões, a polícia apreendeu cocaína em um local monitorado por câmeras.
As investigações continuam para identificar outros integrantes da rede criminosa.