Síndico convoca assembleia para discutir pagamento de taxa a traficantes em Madureira (RJ)
Moradores denunciam extorsão de R$ 1.800 mensais, prática que também atinge comerciantes da região

João Pedro Barrocas
Moradores de um condomínio em Madureira, zona norte do Rio de Janeiro, vivem dias de medo após o síndico convocar uma assembleia extraordinária para discutir o pagamento de R$ 1.800 mensais a traficantes da comunidade São João. A informação veio à tona por meio de uma convocação que circula entre os condôminos.
Nossa equipe tentou ouvir o síndico, mas o porteiro do prédio informou que ele não estava e que nenhum morador comentaria o caso. A pauta da assembleia, marcada para a próxima semana, deixou os moradores apreensivos.
+ Polícia identifica e pede prisão de suspeito por morte de professora em SP
De acordo com denúncias, esse tipo de cobrança não é exclusividade do condomínio. Comerciantes e outros moradores da região também afirmam estar sendo extorquidos por criminosos. Lojas e residências estariam pagando taxas mensais para não sofrerem represálias.
O caso foi levado à Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que já iniciou a investigação. Os moradores relatam que os traficantes atuam com métodos semelhantes aos das milícias. A área é cercada por comunidades controladas pelo tráfico, como os morros do Cajueiro e da Serrinha.
Mesmo com a instalação de um posto da Polícia Militar na movimentada avenida Edgard Romero, a sensação de insegurança persiste entre os moradores e comerciantes da região, que já relataram casos de assaltos.
+ Polícia faz buscas por suspeitos de balear policial com tiros de fuzil em São Paulo