Rota caipira: policiais apreendem dois helicópteros de organização criminosa em São Paulo
Ação faz parte da Operação Autogiro, que investiga grupo por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro
A Polícia Federal (PF) realizou na quarta-feira (18) uma grande apreensão nas cidades de Santana do Parnaíba e Osasco, em São Paulo. Dois helicópteros, que estavam sendo utilizados por uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas, foram confiscados.
- Veja também: Quase 500 criminosos são presos em operação na Bahia
A ação faz parte da Operação Autogiro, que investiga um grupo por suposto envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os policiais apuraram que os integrantes transportavam grandes quantidades de substâncias ilícitas de Peru e Bolívia para o Brasil, utilizando um trajeto conhecido como "Rota Caipira".
O que é a Rota Caipira?
É um conjunto de caminhos alternativos que passam por cidades pequenas e menos fiscalizadas do interior. Por serem áreas que normalmente não recebem grande atenção dos órgãos de segurança, eles se tornaram uma opção estratégica para os criminosos.
Historicamente, esse cenário facilitou o ingresso e distribuição de narcóticos em território brasileiro sem grandes obstáculos, como relatou o livro "Cocaína: a rota caipira" (Editora Record, 2017), do jornalista Allan de Abreu.
Saldo da operação
Até esta quarta (19), 11 helicópteros foram apreendidos, incluindo um que estava em território internacional, e cerca de 676 quilos de cocaína foram confiscados.
A avaliação das autoridades é que a ação policial desarticulou parte da operação criminosa e enfraqueceu os laços dos criminosos brasileiros com as organizações internacionais -- o que reduz o faturamento e a capacidade operacional do grupo.