Política

Governadores do Sul e Sudeste defendem união em pautas ambientais

Encontro em Curitiba discutiu mudanças climáticas, energias limpas e preservação da Mata Atlântica; propostas servirão de base para a COP 30, em novembro

E
S
Elisa Rossato, SBT Brasil
20/08/2025, 01:44 • Atualizado em 20/08/2025, 01:44
compartilhar

Governadores do Sul e do Sudeste se reuniram nesta terça-feira (19), em Curitiba (PR), no 13º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento ocorreu em paralelo à Conferência da Mata Atlântica, que teve como foco a preservação do bioma que abrange 17 estados e concentra 72% da população brasileira.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Na ocasião, Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, assumiu a presidência do consórcio e defendeu o que chamou de "equilíbrio entre economia e meio ambiente".

Não adianta nem liberar tudo e também não adianta ficar com excesso de protecionismo, que faz com que a gente não consiga desenvolver”, defendeu.

As propostas aprovadas pelos sete estados foram reunidas na “Carta de Curitiba”, que será apresentada em novembro, durante a COP 30, em Belém (PA). Entre as iniciativas, Minas Gerais destacou avanços na mineração e na agricultura sustentável.

“O aço produzido em Minas Gerais é o aço mais verde do mundo, já que boa parte do combustível utilizado é um carvão vegetal, que não acontece em nenhum outro lugar do mundo”, disse o governador Romeu Zema.

Já Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, ressaltou as práticas integradas no campo.

“Além de tudo aquilo que nós estamos falando hoje é sobre ações que na agricultura, no agronegócio, na agropecuária, estão nos nossos estados demonstrando a possibilidade de nós trabalharmos integração pecuária, lavoura, fazer melhores técnicas de manejo de pastagens, e é o nosso papel como governantes disseminar essas melhores práticas”, afirmou.

Outros governadores também destacaram a necessidade de atuação conjunta no enfrentamento da crise climática. Para Renato Casagrande, do Espírito Santo, “esse debate com cada estado é para que cada estado tenha o seu programa de mudança climática, que tenha um plano de descarbonização, um plano de adaptação, e que a gente possa, com base nisso, buscar financiamentos”.

Já Ratinho Júnior, governador do Paraná, cobrou mudanças no processo de licenciamento ambiental.

Hoje, para você resolver um problema de esgoto a céu aberto, que causa problema de saúde e ambiental absurdo, precisa de uma licença que às vezes demora um ano e meio, dois anos. Para resolver um problema ambiental, eu tenho que esperar uma licença que pode levar até mais tempo. Falta raciocínio lógico”, criticou.

Ao final, os governadores destacaram que a Carta de Curitiba consolida as prioridades ambientais do Sul e Sudeste e será usada como guia para novos investimentos e políticas públicas. O documento também servirá de instrumento de pressão e participação ativa das duas regiões nas discussões internacionais sobre sustentabilidade.

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Irã lança mísseis contra Israel em nova ofensiva

Irã lança mísseis contra Israel em nova ofensiva

Imagem da notícia: Christian Eriksen sofre novo desmaio em jogo da Dinamarca

Christian Eriksen sofre novo desmaio em jogo da Dinamarca

Imagem da notícia: Incêndio destrói 27 ônibus em garagem de Belo Horizonte

Incêndio destrói 27 ônibus em garagem de Belo Horizonte

Imagem da notícia: Zverev sofre, mas quebra jejum e vence Roland Garros

Zverev sofre, mas quebra jejum e vence Roland Garros

Imagem da notícia: Irã lança mísseis contra Israel em nova ofensiva

Irã lança mísseis contra Israel em nova ofensiva

Imagem da notícia: Christian Eriksen sofre novo desmaio em jogo da Dinamarca

Christian Eriksen sofre novo desmaio em jogo da Dinamarca

Imagem da notícia: Incêndio destrói 27 ônibus em garagem de Belo Horizonte

Incêndio destrói 27 ônibus em garagem de Belo Horizonte

Imagem da notícia: Zverev sofre, mas quebra jejum e vence Roland Garros

Zverev sofre, mas quebra jejum e vence Roland Garros

Últimas notícias

Netanyahu: Israel controlará 70% de Gaza "em breve"

Cessar-fogo, firmado há quase oito meses, estipulava controle israelense de até 53% do enclave palestino

Dino mantém remoção de vídeos ofensivos de vereador do PL

Para ministro do STF, xingamentos nas redes sociais comprometem democracia

Israel diz que atingiu infraestrutura do Hezbollah no Líbano

Com exceção de dois ataques em maio, militares israelenses tinham interrompido bombardeios no sul de Beirute após um cessar-fogo anunciado pelos EUA

Lateral Wesley é cortado da Copa por lesão na coxa

Defensor deixa grupo após problema muscular; Ederson foi convocado para a vaga

Parada LGBT+ reúne multidão em SP na edição de 30 anos

Evento ocupa a Avenida Paulista neste domingo (7) com trios elétricos, shows e atividades ao longo do dia

Trump diz que não descongelará ativos do Irã antes de acordo

Presidente dos EUA afirma que não exige que Líbano faça parte de uma proposta de paz de curto prazo com Teerã