Política

Governadores do Sul e Sudeste defendem união em pautas ambientais

Encontro em Curitiba discutiu mudanças climáticas, energias limpas e preservação da Mata Atlântica; propostas servirão de base para a COP 30, em novembro

E
S
Elisa Rossato, SBT Brasil
20/08/2025, 01:44 • Atualizado em 20/08/2025, 01:44
compartilhar

Governadores do Sul e do Sudeste se reuniram nesta terça-feira (19), em Curitiba (PR), no 13º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento ocorreu em paralelo à Conferência da Mata Atlântica, que teve como foco a preservação do bioma que abrange 17 estados e concentra 72% da população brasileira.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Na ocasião, Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, assumiu a presidência do consórcio e defendeu o que chamou de "equilíbrio entre economia e meio ambiente".

Não adianta nem liberar tudo e também não adianta ficar com excesso de protecionismo, que faz com que a gente não consiga desenvolver”, defendeu.

As propostas aprovadas pelos sete estados foram reunidas na “Carta de Curitiba”, que será apresentada em novembro, durante a COP 30, em Belém (PA). Entre as iniciativas, Minas Gerais destacou avanços na mineração e na agricultura sustentável.

“O aço produzido em Minas Gerais é o aço mais verde do mundo, já que boa parte do combustível utilizado é um carvão vegetal, que não acontece em nenhum outro lugar do mundo”, disse o governador Romeu Zema.

Já Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, ressaltou as práticas integradas no campo.

“Além de tudo aquilo que nós estamos falando hoje é sobre ações que na agricultura, no agronegócio, na agropecuária, estão nos nossos estados demonstrando a possibilidade de nós trabalharmos integração pecuária, lavoura, fazer melhores técnicas de manejo de pastagens, e é o nosso papel como governantes disseminar essas melhores práticas”, afirmou.

Outros governadores também destacaram a necessidade de atuação conjunta no enfrentamento da crise climática. Para Renato Casagrande, do Espírito Santo, “esse debate com cada estado é para que cada estado tenha o seu programa de mudança climática, que tenha um plano de descarbonização, um plano de adaptação, e que a gente possa, com base nisso, buscar financiamentos”.

Já Ratinho Júnior, governador do Paraná, cobrou mudanças no processo de licenciamento ambiental.

Hoje, para você resolver um problema de esgoto a céu aberto, que causa problema de saúde e ambiental absurdo, precisa de uma licença que às vezes demora um ano e meio, dois anos. Para resolver um problema ambiental, eu tenho que esperar uma licença que pode levar até mais tempo. Falta raciocínio lógico”, criticou.

Ao final, os governadores destacaram que a Carta de Curitiba consolida as prioridades ambientais do Sul e Sudeste e será usada como guia para novos investimentos e políticas públicas. O documento também servirá de instrumento de pressão e participação ativa das duas regiões nas discussões internacionais sobre sustentabilidade.

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Dólar fecha a R$ 5,20 e atinge maior alta desde março

Dólar fecha a R$ 5,20 e atinge maior alta desde março

Imagem da notícia: Keiko Fujimori promete unir o país em discurso de vitória

Keiko Fujimori promete unir o país em discurso de vitória

Imagem da notícia: Galvão Bueno narra 100º gol do Brasil em Copas do Mundo

Galvão Bueno narra 100º gol do Brasil em Copas do Mundo

Imagem da notícia: Neymar iguala Pelé e Rivaldo com a camisa 10 em Copas

Neymar iguala Pelé e Rivaldo com a camisa 10 em Copas

Imagem da notícia: Dólar fecha a R$ 5,20 e atinge maior alta desde março

Dólar fecha a R$ 5,20 e atinge maior alta desde março

Imagem da notícia: Keiko Fujimori promete unir o país em discurso de vitória

Keiko Fujimori promete unir o país em discurso de vitória

Imagem da notícia: Galvão Bueno narra 100º gol do Brasil em Copas do Mundo

Galvão Bueno narra 100º gol do Brasil em Copas do Mundo

Imagem da notícia: Neymar iguala Pelé e Rivaldo com a camisa 10 em Copas

Neymar iguala Pelé e Rivaldo com a camisa 10 em Copas

Últimas notícias

Caso Gritzbach: Júri de PMs acusados é remarcado para 2027

Julgamento dos três policiais foi anulado após abandono da defesa no plenário e agora será retomado entre 22 e 27 de fevereiro do próximo ano

Forte terremoto atinge a Venezuela e causa destruição

Tremor causou o desabamento de 'vários' edifícios, segundo a Reuters; imagens divulgadas pela agência mostram ao menos um prédio em ruínas

Ministério da Justiça investiga propaganda de bets na CazéTV

Pasta aponta indícios de incentivo a apostas e questiona ações exibidas durante jogos da Copa de 2026

OAB-SP suspende Deolane e impede atuação como advogada

Medida tem efeito imediato, afasta influenciadora do exercício da advocacia e pode durar até 360 dias enquanto processo disciplinar tramita sob sigilo

Haddad diz que escolherá nesta quinta quem será seu vice

Decisão, tomada após reunião com Lula e Alckmin, envolve Márcio França, Simone Tebet e Marina Silva

SP bate recorde de trânsito 1 hora antes de jogo do Brasil

Capital paulista chegou a 1.690 km de congestionamento nesta quarta, recorde de 2026 às 18h; rodízio foi suspenso por causa de Brasil x Escócia