Economia

Brasil fecha acordo sanitário para exportar ovinos vivos à Argélia

Ministério da Agricultura afirma que medida abre novas oportunidades de negócios para produtores do Norte e do Nordeste

Imagem da noticia Brasil fecha acordo sanitário para exportar ovinos vivos à Argélia
Criação de ovelhas | Divulgação/Sebrae-RS
Publicidade

O Brasil firmou um acordo sanitário com o governo da Argélia que permitirá a exportação de ovinos vivos, como ovelhas, carneiros e cordeiros, ao país africano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A negociação também teve a participação do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

Em comunicado, o Mapa afirmou que a medida abre novas oportunidades de negócios, sobretudo para produtores do Norte e do Nordeste, regiões onde a criação de ovinos tem peso econômico e social, contribuindo para geração de empregos e renda.

+ Brasil abre mercado da Indonésia para carne bovina com osso e miúdos

“A Argélia é um parceiro comercial de crescente importância para o Brasil”, disse o ministério. Segundo o órgão, o Brasil exportou aproximadamente US$ 1,3 bilhão em produtos agropecuários para o país em 2021. Já em 2024, o valor superou US$ 2,2 bilhões, com destaque para açúcar, soja, cereais e farinhas.

Com o anúncio, o governo brasileiro contabiliza 401 aberturas de mercado para produtos agropecuários desde o início de 2023, sendo 101 delas registradas somente em 2025.

+ Alckmin diz que plano de apoio a setores afetados por tarifas tem impacto fiscal pequeno

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade