Quarto suspeito da morte de Mãe Bernadete é preso em Salvador
Líder quilombola foi assassinada em agosto do ano passado; quinto suspeito ainda segue foragido
Yumi Kuwano
Mais um suspeito de envolvimento na morte da líder quilombola e ialorixá Mãe Bernadete foi preso na Bahia. Ydney Carlos dos Santos, conhecido como "Café”, foi encontrado na noite de terça-feira (23), no bairro de Stella Maris, em Salvador. Acusado de auxiliar no plano de execução da líer popular, ele é o quarto suspeito a ser preso por envolvimento no caso.
Segundo a Polícia Civil da Bahia, o homem estava com uma pistola e drogas quando teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Ele passou por exames de lesão corporal e segue à disposição da Justiça.
+ Três acusados por assassinar Mãe Bernadete vão a júri popular; dois ainda estão foragidos
Nesta terça (23), o Ministério Público da Bahia decidiu que os três acusados, que já estão presos, vão a júri popular pelo assassinato da líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, localizado em Simões Filho, em agosto do ano passado.
Como Ydney Carlos dos Santos de Jesus ainda estava foragido quando houve a decisão, a ação penal foi desmembrada para garantir o andamento do processo dos três acusados que irão a julgamento. O quinto suspeito, Josevan Dionísio dos Santos, ainda é procurado pela polícia.
Binho do Quilombo
Na semana passada, uma operação da Polícia Federal (PF) localizou e prendeu dois suspeitos da morte do filho de Mãe Bernadete, o líder quilombola Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo.
+ Polícia Federal prende dois suspeitos de matar filho de Mãe Bernadete na Bahia
O crime aconteceu em setembro de 2017, também no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Bahia. A morte de Binho do Quilombo é investigada desde setembro de 2017. Ele foi assassinato a tiros dentro do carro, perto de casa, na comunidade.