Publicidade
Polícia

Prefeito de Borba é alvo da PF por tentar cooptar testemunhas da prefeitura

Mandado de prisão contra Simão Peixoto (MDB) e afastamento por 180 decorrem de reunião e oferta de "auxílio"

Imagem da noticia Prefeito de Borba é alvo da PF por tentar cooptar testemunhas da prefeitura
Publicidade

O prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima (MDB), foi alvo de um mandado de prisão nesta 3ª feira (9.jan), por tentar atrapalhar investigações sobre corrupção e desvios de recursos da merenda escolar, durante a pandemia da covid-19, em 2020.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Alvo da Polícia Federal, que deflagrou a Operação Voz do Poder, Simão Peixoto não foi localizado na cidade. A ordem judicial determina ainda que ele fique 180 dias afastado do cargo.

Alvo de um inquérito por desvios na compra dos kits de merenda escolar, o prefeito teria tentado “manipular testemunhas”, segundo a PF do Amazonas. Os contratos teriam pagamentos não comprovados, recibos de entrega falsificados, quantidades e itens divergentes com os declarados.

O prefeito foi preso em março do ano passado, por ameaça e desacato contra uma vereadora, e solto dias depois. Em maio de 2023, voltou a ser detido suspeito de chefiar o esquema de fraudes em contratos da prefeitura e desvios de recursos. Foi solto em julho.

A nova ordem de prisão preventiva, segundo a PF, decorre de uma tentativa de cooptar testemunhas do inquérito. Segundo as apurações, Simão Peixoto teria conduzido “uma videoconferência com servidores municipais intimados pela Polícia Federal para prestar esclarecimentos relacionados à referida investigação”.

A PF afirma que o prefeito “teria oferecido assistência jurídica e fretamento de aeronave, custeados pela prefeitura”. A investida de Simão Pedro pode “representar uma tentativa de influenciar indevidamente as testemunhas”.

A proposta do prefeito pode caracterizar pressão aos servidores para que moldem seus depoimentos “aos interesses do investigado, comprometendo potencialmente a integridade e a credibilidade das investigações em curso”.

MMA

Simão Peixoto ficou conhecido nacionalmente em 2021 após marcar uma luta de MMA com um adversário. O prefeito e o ex-vereador Erineu Alves da Silva, conhecido como Mirico, subiram ao octógono - o ringue desse tipo de luta - para resolver suas divergências.

+ Para resolver briga, prefeito e adversário político lutam MMA no Amazonas

A luta, na madrugada de um domingo (12.dez), foi transmitida. Foi Simão Peixoto quem desafiou o adversário, após ter sua gestão criticada em rede social. O prefeito apanhou, mas foi declarado vencedor.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade