Policiais envolvidos na morte de jovem em Atibaia são afastados
Riquelve Rodrigues Vieira morreu após ser baleado durante uma perseguição
Os policiais militares envolvidos na morte de um jovem em Atibaia, no interior de São Paulo, foram afastados das ruas até a conclusão das investigações. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para apurar os fatos.
Riquelve Rodrigues Vieira morreu após ser baleado durante uma perseguição. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o carro perseguido, produto de furto, entra em uma rua sem saída e dá um cavalo de pau para tentar fugir. O veículo fica de frente e colide com a viatura. Na sequência, os PMs descem atirando.
Pelo menos 14 cápsulas deflagradas foram apreendidas pela Polícia Civil. No boletim de ocorrência, os policiais afirmam que "desembarcaram da viatura e, mais uma vez, deram ordem para que o condutor do veículo desembarcasse", sem que o suspeito obedecesse.
No vídeo, é possível ver que isso não aconteceu. Os PMs saem da viatura atirando, sem dar tempo para que o homem descesse do carro e se entregasse.
Riquelve foi socorrido para a Santa Casa de Atibaia, mas morreu. No carro usado por ele, os policiais encontraram um revólver calibre 38, um celular e R$ 457.
Roupas, joias e perfumes roubados da casa em Araras (SP) também foram apreendidos dentro do veículo. O dono da casa, um homem de 59 anos, compareceu à delegacia e reconheceu os pertences.
O que diz a SSP
Em um primeiro momento, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou, por meio de nota, que o suspeito "desceu com a arma apontada para os policiais, que intervieram". Questionada sobre a inconsistência com relação ao vídeo, a pasta mudou a versão.
Confira a íntegra da nota da SSP:
A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) e apura todas as circunstâncias dos fatos. Os agentes foram afastados das ruas até a conclusão das investigações e as imagens foram incluídas no inquérito. Um homem, de 24 anos, morreu na tarde de terça-feira (25) no bairro Jardim dos Pinheiros, em Atibaia, após roubar uma residência e um carro. Policiais militares foram acionados e localizaram o criminoso com o carro das vítimas. Durante o acompanhamento, houve intervenção e o suspeito foi baleado. Ele foi socorrido à Santa Casa, mas não resistiu. O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial na Delegacia de Atibaia.