Polícia prende motorista suspeito de extorquir passageiros no aeroporto de Guarulhos (SP)
Homem atraía as vítimas oferecendo preços mais vantajosos em deslocamentos para a cidade de São Paulo e, ao final da corrida, cobrava valores exorbitantes

Sofia Pilagallo
Otávio Lima
A polícia prendeu um homem suspeito de extorquir passageiros que necessitavam de transporte após desembarcarem no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.
De acordo com a investigação, o suspeito atraía as vítimas oferecendo preços mais vantajosos em deslocamentos para a cidade de São Paulo. Então, ao final da corrida, cobrava valores exorbitantes, sob a ameaça de que o passageiro não desceria do carro ou pegaria suas malas caso se recusasse a pagar.
Em 30 de outubro, o suspeito cobrou R$ 800 de um passageiro. Inicialmente, ele ofereceu uma corrida por valor menor do que a concorrência, mas só liberou a vítima quando recebeu R$ 480 via Pix. O valor era tudo o que ela tinha na conta.
Além da prisão, os agentes apreenderam um Volkswagen Jetta, carro que era usado para aplicar os golpes, e dois celulares, que passarão por análise para identificar outras vítimas.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, publicado em julho, o Brasil registrou aumento de 408% no número de estelionatos entre 2018 e 2014. Só no ano passado, foram aproximadamente 2,2 milhões de casos, equivalente a cerca de 4 golpes por minuto.
Pelo segundo ano consecutivo, São Paulo foi o estado com o maior número de ocorrências. Foram 1.744 estelionatos para cada grupo de 100 mil habitantes, uma taxa de 71,1% maior que do que a média do Brasil. Na sequência, aparecem o Distrito Federal (1,6 mil casos para cada 100 mil habitantes) e o Paraná (1,3 mil casos para cada 100 mil habitantes).









