Publicidade
Polícia

Polícia do Paraguai prende "El Monstruo", um dos criminosos mais procurados da América do Sul

Erick Moreno Hernández, líder da gangue "Los Injertos del Cone Norte", era caçado por sequestros, extorsões e homicídios em vários países

Imagem da noticia Polícia do Paraguai prende "El Monstruo", um dos criminosos mais procurados da América do Sul
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Nacional do Paraguai prendeu, na noite de quarta-feira (24), em San Lorenzo, Erick Moreno Hernández, conhecido como "El Monstruo". O criminoso é considerado um dos mais procurados da América do Sul e tinha a proteção do Primeiro Comando da Capital (PCC).

+ Atraídas pelo tráfico de drogas, máfias internacionais expandem atuação no Brasil

Hernández é apontado como chefe de organizações criminosas envolvidas em extorsão e assassinatos por encomenda. Ele já havia sido preso no Brasil, mas conseguiu fugir. Em 2024, atravessou a fronteira e se estabeleceu em São Paulo, contando com apoio do PCC.

Em abril deste ano, escapou de uma grande operação da polícia em Suzano, na Grande São Paulo. Na ocasião, houve uma intensa troca de tiros que terminou com a morte de dois seguranças do criminoso e de um sargento do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Outro policial ficou ferido.

Prisão no Paraguai

O peruano Hernández é líder da organização criminosa "Los Injertos del Cone Norte", também conhecida como "Guerreiros Sangrentos", e estava na lista dos mais procurados da América do Sul, investigado por sequestros, extorsões e homicídios.

Segundo o jornal paraguaio ABC Color, ele é acusado de participar do sequestro da empresária Jackeline Salazar Flores, ocorrido em maio de 2023, no distrito de Los Olivos, em Lima.

A captura foi possível graças a uma operação de inteligência conjunta entre as polícias do Paraguai, Peru, Brasil e a Interpol. Hernández era procurado também no México e nos Estados Unidos. Após a prisão, foi levado pela Polícia Nacional do Paraguai, que aguarda os trâmites com a Interpol e a polícia peruana para iniciar o processo de deportação.

Mãe de "El Monstruo"

Em uma operação anterior contra a gangue "Los Injertos del Cone Norte", a polícia prendeu a mãe de Hernández, conhecida como "Martina". Ela estava em casa, em Ica, no Peru, onde foi encontrada com explosivos e detida junto a outras 20 pessoas.

As autoridades acreditam que a mãe do criminoso era responsável por recolher dinheiro das atividades ilícitas e enviá-lo para Bolívia, Brasil e Paraguai.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade