Polícia Civil do DF convoca todo efetivo até domingo (17) após atentado: "Estado de sobreaviso"
Agentes devem estar com "telefones atualizados e ativos" e preparados "para acionamentos a qualquer momento"
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) convocou, nessa quinta-feira (14), todo o efetivo da corporação após atentado com explosões cometidos por Francisco Wanderley Cruz, o Tiü França, na Praça dos Três Poderes e contra o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A determinação começou a valer ontem e deixa agentes em "estado de sobreaviso" até domingo (17).
+ Polícia Rodoviária Federal intensifica fiscalização em rodovias do DF após explosões em Brasília
Na convocação, o delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho, informa que momento exige "imperiosa necessidade e compromisso de garantir a ordem pública e a segurança na Capital da República" e "estado de alerta e atenção permanentes para uma pronta e eficaz intervenção em caso de possíveis incidentes".
Cada agente deve estar com "telefones atualizados e ativos" e preparado para "acionamentos a qualquer momento, devendo se manter acessível e disponível para eventuais emergências".
+ Irmão e ex-esposa do autor da explosão no STF falam com exclusividade ao SBT
"A cooperação e compromisso de cada servidor policial civil é essencial para assegurar a proteção e o bem-estar da população do Distrito Federal, bem como garantir o respeito às instituições legalmente constituídas", diz Werick no comunicado.
Leia convocação da PCDF:
"Em razão dos recentes acontecimentos na Praça dos Três Poderes, ocorridos na data de 13 de novembro de 2024 e amplamente divulgado pelos principais meios de comunicação, e considerando a imperiosa necessidade e compromisso de garantir a ordem pública e a segurança na Capital da República, cujo êxito exige, nesse momento, estado de alerta e atenção permanentes para uma pronta e eficaz intervenção em caso de possíveis incidentes, fica todo o efetivo da POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL – PCDF convocado a permanecer em estado de sobreaviso, de hoje, dia 14 de novembro de 2024, até o próximo domingo, dia 17 de novembro de 2024."
"O efetivo convocado deve estar preparado para acionamentos a qualquer momento, devendo se manter acessível e disponível para eventuais emergências, com manutenção dos telefones atualizados e ativos, cautela dos equipamentos necessários à pronta atuação e contato periódico com a Chefia imediata. A cooperação e compromisso de cada servidor policial civil é essencial para assegurar a proteção e o bem-estar da população do Distrito Federal, bem como garantir o respeito às instituições legalmente constituídas."
José Werick de Carvalho
Delegado-geral