Polícia Civil começa a devolver aos donos mais de mil celulares roubados no RJ
Polícia recuperou os aparelhos através da Operação Rastreio, que atua para combater a subtração e receptação de celulares

SBT News
com informações da Agência Brasil
A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro inicia, nesta terça-feira (22), a devolução de pelo menos 1,4 mil celulares que foram roubados ou furtados. A iniciativa é mais uma etapa da Operação Rastreio, iniciativa para combater uma cadeia criminosa que atua na subtração e receptação de celulares.
As vítimas de roubos e furtos de aparelhos foram chamadas para comparecer ao ponto de entrega, na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na Zona Norte da capital. Novas devoluções estão previstas para os próximos meses, conforme os aparelhos forem periciados e seus proprietários identificados.
Desde maio, a ação já resultou em mais de 270 prisões, com mais de 4,7 mil aparelhos recuperados em todo o estado, segundo a Sepol.
Riscos de comprar aparelhos de origem duvidosa
Além de combater os crimes, a operação também visa alertar a população sobre os perigos de adquirir celulares de procedência suspeita.
A Polícia Civil recomenda que consumidores interessados em adquirir um celular procurem sempre lojas confiáveis, desconfiem de preços abaixo dos praticados no mercado e exijam sempre a nota fiscal.
Para facilitar essa checagem, foi desenvolvido o aplicativo Meu Celular Seguro RJ, que permite cadastrar o número de identificação do aparelho (IMEI) e fazer uma consulta gratuita para verificar se há algum impedimento relacionado ao dispositivo antes da compra.
As informações do aplicativo são atualizadas em tempo real com base nos boletins de ocorrência registrados nas delegacias.
Operação Rastreio
No final de junho, a Polícia Civil fez uma grande ação de devolução de aparelhos produtos de crime em posse de terceiros. Cerca de 3 mil usuários foram informados que deveriam devolver seus dispositivos em um prazo de até 72 horas. Aproximadamente mil pessoas procuraram as delegacias para fazer a entrega voluntária.
Após esse período, quem não devolveu o celular passou a ser alvo de investigação por receptação. Inquéritos estão sendo instaurados para apurar a responsabilidade criminal.
Quem não compareceu à delegacia, ainda pode fazer a entrega voluntária. Na capital, as entregas podem ser feitas na Cidade da Polícia, na zona norte da capital.
Nos demais pontos da região metropolitana, os proprietários deverão procurar as seguintes delegacias de polícia:
- 52ª DP em Nova Iguaçu;
- 55ª DP em Queimados;
- 59ª DP em Duque de Caxias;
- 65ª DP em Magé;
- 74ª DP em Alcântara;
- 76ª DP em Niterói.
Já no interior, a devolução pode ser feita nas delegacias policiais de cada município.