Publicidade
Brasil

Morre Zita Carvalhosa, referência no curta-metragem brasileiro

Diretora e produtora fundou o Festival Internacional de Curtas de São Paulo e atuou na formação de jovens realizadores; Velório será na quarta-feira (23)

Imagem da noticia Morre Zita Carvalhosa, referência no curta-metragem brasileiro
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Publicidade

Morreu nesta terça-feira (22) a diretora de festivais e produtora de cinema Zita Carvalhosa. A informação foi divulgada pela Associação Paulista de Cineastas (Apaci), que, em nota, prestou homenagem à trajetória da profissional.

Formada em cinema pela Universidade Paris III, na França, Zita passou a integrar a produtora Superfilmes em 1983. Em 1988, assumiu a curadoria de cinema do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), onde desenvolveu uma programação voltada à divulgação do curta-metragem por sete anos.

+ Velório de Preta Gil será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Carvalhosa ainda foi a idealizadora e diretora do Festival Internacional de Curtas de São Paulo (Kinoforum), que ela conduziu por 35 anos. Sob sua liderança, o evento se tornou a principal vitrine do curta-metragem na América Latina, atraindo cineastas, curadores e programadores do mundo inteiro.

Além de comandar o festival, Zita presidiu a Associação Cultural Kinoforum, entidade responsável pela organização do evento e pela promoção de oficinas de audiovisual. Desde 2001, essas ações acontecem em regiões periféricas de São Paulo, focadas na formação de jovens e na ampliação do acesso ao cinema.

O velório será realizado na quarta-feira (23), das 10h às 16h, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Publicidade

Assuntos relacionados

Morte
Cinema
Brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade