Velório de Preta Gil será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Marcada para a manhã da próxima sexta-feira (25), cerimônia será aberta ao público
Camila Stucaluc
O velório da cantora Preta Gil será realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, das 9h às 13h da próxima sexta-feira (25). A cerimônia será aberta ao público.
Preta morreu na tarde de domingo (20), aos 50 anos. Ela estava em Nova York, onde vinha se submetendo a um tratamento experimental contra o câncer colorretal — com o qual foi diagnosticada em 2023. A cantora planejava voltar ao Brasil, mas passou mal e não resistiu às complicações da doença.
Em nota, a família informou que tenta agilizar o procedimento de repatriação, mas que ainda não há previsão da chegada do corpo de Preta ao Brasil. “Neste momento, não há previsão para a repatriação do corpo ao Brasil. O velório será realizado na cidade do Rio de Janeiro, onde familiares, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens.”
Pelas redes sociais, amigos e fãs lamentaram a morte da cantora. O mesmo foi feito pelo governo e a prefeitura do Rio de Janeiro, que decretaram luto oficial de três dias em homenagem à cantora.
“Preta Gil foi muito além da música. Sua voz ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria e representatividade. Mais do que artista, Preta foi um exemplo de força e dignidade. Enfrentou com bravura a luta contra o câncer, compartilhando sua jornada com o país e inspirando milhares de pessoas”, disse o governador Cláudio Castro.
Quem foi Preta Gil?
Nascida em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, Preta é filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha. No começo dos anos 2000, ela deixou de lado sua carreira como publicitária para focar na música, transitando por diversos gêneros, como MPB, pop, axé e funk.
Além da música, Preta se destacou como apresentadora de TV, influenciadora digital e empresária, promovendo eventos como o famoso "Bloco da Preta", um dos maiores blocos de Carnaval do Rio de Janeiro. Ela era sócia fundadora da maior agência de influenciadores do Brasil, a Mynd.
Preta também se tornou uma voz ativa na luta contra o preconceito, defendendo pautas como a diversidade, o empoderamento feminino e o combate à gordofobia.
+ Gilberto Gil, Bela, Caetano e mais: familiares prestam homenagens à Preta Gil
Uma das últimas aparições públicas de Preta Gil foi em abril, quando subiu ao palco durante um show do pai, em São Paulo. Juntos, cantaram “Drão” e emocionaram o público. Gil chorou ao ver a filha, que seguia em tratamento contra o câncer, enquanto imagens da família eram exibidas nos telões. A plateia aplaudiu de pé e gritou seu nome em coro.









