Governo e prefeitura do Rio decretam luto oficial de três dias por morte de Preta Gil
Cláudio Castro e Eduardo Paes lamentaram perda e expressaram apoio a familiares e amigos da cantora

Camila Stucaluc
O governo do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias em razão da morte da cantora Preta Gil – natural do estado. A cantora faleceu na noite de domingo (20), aos 50 anos, após enfrentar uma longa luta contra o câncer. Ela estava em Nova York, nos Estados Unidos, onde realizava um novo tratamento contra a doença.
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Pelas redes sociais, o governador Cláudio Castro lamentou a morte de Preta, dizendo que o país perdeu uma das mulheres mais marcantes da música e cultura brasileira.
“Preta Gil foi muito além da música. Sua voz ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria e representatividade. Mais do que artista, Preta foi um exemplo de força e dignidade. Enfrentou com bravura a luta contra o câncer, compartilhando sua jornada com o país e inspirando milhares de pessoas”, escreveu.
A prefeitura do Rio de Janeiro também decretou luto oficial de três dias pela morte da cantora. A medida foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes, que expressou solidariedade com familiares e amigos da artista. “Toda força do mundo para vocês. Valeu, Preta Gil. Não vamos te esquecer”, disse o prefeito.
+ Preta Gil: autoridades, amigos e familiares prestam homenagens
Preta estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental contra o câncer colorretal — o qual foi descoberto em 2023. Ela voltaria para o Brasil no domingo, mas passou mal e não resistiu às complicações da doença. Em nota, a família informou que está cuidando da repatriação do corpo da cantora.
Última postagem nas redes sociais
Nas redes sociais, a última postagem de Preta mostra ela se divertindo com amigos durante a estadia em Nova York. Na publicação, feita no dia 13 de julho, o grupo, composto por Cynthia Sangalo, irmã e empresária de Ivete, o assessor Dito Espinheira e a DJ Ju de Paula, aparece fazendo a trend “Dame un grrr”. "Nosso domingo em NY com muita gaiatice que eles fazem comigo!", escreveu Preta na legenda.
Quem foi Preta Gil?
Nascida em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, Preta é filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha. A carreira musical da artista começou nos anos 2000, transitando por diversos gêneros, como MPB, pop, axé e funk.
Além da música, Preta se destacou como apresentadora de TV, influenciadora digital e empresária, promovendo eventos como o famoso "Bloco da Preta", um dos maiores blocos de Carnaval do Rio de Janeiro. Ela também se tornou uma voz ativa na luta contra o preconceito, defendendo pautas como a diversidade, o empoderamento feminino e o combate à gordofobia.
Uma das últimas aparições públicas de Preta Gil foi em maio, quando subiu ao palco durante um show do pai, em São Paulo. Juntos, cantaram “Drão” e emocionaram o público. Gil chorou ao ver a filha, que seguia em tratamento contra o câncer, enquanto imagens da família eram exibidas nos telões. A plateia aplaudiu de pé e gritou seu nome em coro.