Publicidade
Brasil

Falso "Don Juan" se passa por advogado e aplica golpes amorosos em mulheres pelo país

Criminoso usava fotos de advogado de Brasília para enganar vítimas e pedir dinheiro, causando prejuízos de até R$ 400 mil

• Atualizado em
Publicidade

Um falso "Don Juan" se passou por um advogado de Brasília para seduzir e tirar dinheiro de mulheres de diferentes regiões do país. O golpista utilizou a imagem e até a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do advogado Renad Langamer Cardozo de Oliveira para cometer os crimes. Pelo menos cinco mulheres foram vítimas. Três delas foram enganadas em golpes afetivos.

+ Suspeito de roubar Rolex de deputado Olim é preso em São Paulo

O criminoso entrava em contato com as mulheres pelas redes sociais, começava a seduzir e, com o tempo, inventava que estava doente, que tinha sofrido acidente e pedia dinheiro.

A família de uma vítima, que teve prejuízo de mais de R$ 400 mil, chegou a ameaçar ir até o escritório do advogado que teve a imagem usada. Ela entrou na justiça para pedir indenização a Renad. No entanto, acabou desistindo do processo após muitas idas e vindas.

"Eu até perguntei: você me viu pessoalmente? Encontrou comigo? Já fez chamada de vídeo como está fazendo aqui agora? Não. Então eu falei: pois é, você caiu num golpe. A pessoa tem usado a minha vida, as minhas fotos, meus amigos, minha profissão para se passar por mim e obter vantagem das mulheres", conta.

Para evitar situações como essa, especialistas fazem alerta sobre a privacidade online. Paulo Condutta, coordenador da Comissão de Cibersegurança da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), recomenda minimizar informações disponíveis na internet, principalmente fotos e dados que possam ser associados a documentos ou atividades específicas.

Renad - advogado que teve nome e perfil usado pelo 'falso Dom Juan' chegou a ficar quase um ano sem rede social, o que trouxe também prejuízos para sua profissão.

Publicidade

Assuntos relacionados

Golpe
Crime
OAB
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade