PF prende 2 em operação contra de tráfico internacional de drogas via Viracopos
Seis mandados de busca foram cumpridos em Rio Claro e Taboão da Serra. Alvos são responsáveis por aliciar suspeitos e financiar viagens
Na manhã desta quinta-feira (7) a Polícia Federal (PF) deflagrou a 'Operação Atalaia'. O foco é frear o tráfico internacional de drogas por meio do terminal de passageiros e bagagens do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.
+ Suspeito de piratear jogos digitais é alvo de operação da Polícia Civil do DF
No total, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, expedidos pela 9° Vara Federal de Campinas, nas cidades de Rio Claro (SP) e Taboão da Serra (SP).
A PF iniciou as investigações sobre o suposto esquema em maio de 2023. Na época, um homem foi preso em flagrante após tentar embarcar em um voo com destino a Portugal. O suspeito transportava 11kg de cocaína na mala de viagem.
+ PF inicia investigação sobre queda de avião que matou dois agentes em BH
A operação mirou a residência de quatro homens e duas mulheres, que são investigados por suspeita de aliciamento, fornecimento de drogas, financiamento de viagens e lavagem de dinheiro.
Os agentes apuraram que ainda havia o registro de outras 12 viagens internacionais, feitas por pessoas que foram aliciadas pelo grupo criminoso.
A polícia também fez a apreensão de veículos e solicitou o bloqueio das contas bancárias das pessoas físicas investigadas e da pessoa jurídica. O CNPJ tinha o registro na cidade de Santa Luzia, interior do Maranhão. A sede era utilizada para lavagem de dinheiro. Ao total, foram bloqueados R$ 720 mil reais.
Os suspeitos podem responder pelos crime de: tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.