Publicidade
Polícia

PF prende 13 em operação contra esquema bilionário de extração ilegal de ouro em terra indígena no Pará

Grupo criminoso também é suspeito de vender minério de forma ilegal; Justiça bloqueou R$ 2,9 bilhões de investigados

Imagem da noticia PF prende 13 em operação contra esquema bilionário de extração ilegal de ouro em terra indígena no Pará
Operação da PF mirou suspeitos de extração e venda ilegal de ouro no Pará | Divulgação/PF
Publicidade

Treze pessoas foram presas de forma preventiva em operação da Polícia Federal (PF) contra esquema bilionário de extração e comércio ilegal de ouro na região sul do Pará. Criminosos atuavam no interior e arredores da Terra Indígena Kayapó. A ação também cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, e R$ 2,9 bilhões em dinheiro e bens foram bloqueados pela Justiça Federal.

+ Ministro da Justiça assina portaria de demarcação de três terras indígenas

A operação ainda apreendeu veículos, motocicletas, joias, ouro in natura e "outros bens de valor elevado". Valor total desses itens ainda é estimado pelos agentes. De acordo com a PF, servidores e indígenas também participavam do esquema, tanto que quatro ocupantes de cargos públicos foram afastados de forma cautelar.

Segundo a PF, a organização criminosa tem ligações com suspeitos dos mesmos crimes na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. "Foi constatado o 'esquentamento' de, pelo menos, 3,14 toneladas de ouro extraído ilegalmente, por meio de declarações fraudulentas para mascarar a origem do minério", detalhou a corporação, em nota.

+ Madeireiros são mortos por indígenas de tribo isolada na Amazônia peruana

A Justiça ainda determinou suspensão de atividade de quatro empresas, de seis permissões de lavra garimpeira e de quatro autorizações de posse/porte de armas.

Mandados foram cumpridos nos estados de Amazonas, Pará e Roraima, sendo a maioria — 25 de busca e 8 de prisão — em Redenção (PA).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade