PF faz operação contra criação de “deepnudes” de parlamentares no Rio Grande do Sul
Investigação apura uso de inteligência artificial para produzir imagens falsas; mandados foram cumpridos em Lajeado

SBT News
A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quarta-feira (19), a Operação Rosa Branca cujo objetivo foi desarticular a produção e exposição de conteúdos íntimos de parlamentares federais. Os investigados também publicaram mensagens com apologia ao nazismo e racismo.
A PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um mandado de busca pessoal na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul. As medidas judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul.
O inquérito teve início após um procedimento da Polícia Legislativa do Senado Federal, que identificou possíveis postagens irregulares nas redes sociais.
As investigações apontam que os suspeitos utilizaram inteligência artificial para criar imagens do tipo deepnude envolvendo parlamentares.
Além disso, os perfis também exibiam símbolos associados à “superioridade racial”, referências ao nazismo e diversas publicações de cunho racista.
Os investigados poderão responder por crimes de preconceito de raça ou cor e por exposição indevida da intimidade sexual.
+ Polícia impede roubo a farmácia em SP e prende dois suspeitos em flagrante
+ Professor suspeito de assédio sexual contra alunas é afastado de rede pública do Paraná








