PF faz buscas contra suspeito de criar perfil falso de Lewandowski no Instagram
Suspeito, de Osasco (SP), pode ser investigado por falsificação de identidade; ministério da Justiça e Segurança Pública não comentou assunto
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (28), operação que investiga um perfil falso no Instagram que se passava pelo ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski. Batizada de Inverídico, a força-tarefa cumpriu mandado de busca e apreensão contra um suspeito em Osasco (SP), na região oeste do Estado.
+ Morte por fake news: vereador Marcel da ONG será julgado por compartilhar notícia falsa
O suspeito, alvo da ação judicial, pode ser investigado por falsificação de identidade (art. 307 da Lei nº 2.848 de 1940) ao criar fake do ministro de Estado. A infração é considerada um crime passível de penalidades sérias com "detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave", segundo consta no Código Penal.
Em nota, a PF informou que analisará ainda quais eram os objetivos do investigado e se outras autoridades foram vítimas.
A reportagem do SBT News entrou em contato com o MJSP, mas a pasta preferiu não comentar o assunto.
A PF informou que não houve prisão, mas justificou que não poderia dar mais esclarecimentos "tendo em vista que a investigação segue em curso".