PF e Receita investigam influenciador por fraude na importação de smartphones
Esquema de Mayke Garbo pode ter causado prejuízo de R$ 50 milhões aos cofres públicos
SBT Brasil
A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, realizou uma operação contra o influenciador digital Mayke Garbo, suspeito de envolvimento em um esquema de fraude na importação de smartphones. O prejuízo estimado causado aos cofres públicos pode chegar a R$ 50 milhões.
+ Governo divulga listas com 95 de bets autorizadas a operar no Brasil
+ Bets que levaram Deolane para a cadeia ficam sem autorização e passam a ser ilegais
Mayke Garbo, que possui mais de 800 mil seguidores nas redes sociais, ficou famoso por ensinar formas de importar produtos dos Estados Unidos e da China sem o recolhimento adequado de impostos. Além de fornecer cursos sobre o tema, ele também vendia smartphones importados ilegalmente.
Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em diversos locais, incluindo São Paulo, Sorocaba, Arujá, Itu, Guarulhos, Barueri e Maceió, em Alagoas. Devido ao período eleitoral, não houve prisões, já que a legislação impede detenções até o dia 8 de outubro, exceto em casos de flagrante delito.
Entre os crimes pelos quais o influenciador é investigado estão associação criminosa, descaminho, evasão de divisas e falsidade ideológica. A defesa de Mayke Garbo não foi localizada para comentar as acusações.