Operação no DF e em SP mira grupo que fraudava compras de videogames e celulares
Criminosos negociavam produtos eletrônicos na internet usando comprovantes de pagamento falsos; mais de 20 pessoas caíram no golpe


Vanessa Vitória
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou nesta quarta-feira (5) a operação Game Over, mirando grupo que fraudava compras de videogames, celulares e outros produtos eletrônicos por meio de comprovantes de pagamento falsos. Agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão, sendo dois no DF e um em São Paulo. Mais de 20 pessoas caíram no golpe em todo o Brasil.
Os golpistas agiam da seguinte forma: criavam perfis falsos na internet e negociavam produtos caros, como videogames e smartphones, que estavam em anúncios de vendas. Por meio de comprovantes falsos, simulavam o pagamento das mercadorias. A última etapa era chamar carros de aplicativo para retirar os produtos. Depois disso, eles sumiam.
+ Curto-circuito em rede elétrica no DF provoca incêndio e lança faíscas sobre carros

A PCDF, por meio da 8ª Delegacia, começou a investigar o esquema em agosto de 2025. Em cerca de dois meses, conseguiu identificar três suspeitos – dois homens, um de 32 anos e outro de 33 anos, e uma mulher de 28 – como sendo principais articuladores do golpe.
Nenhum dos investigados possuía antecedentes criminais, mas já estavam vinculados a mais de 20 ocorrências semelhantes, registradas em diferentes unidades da PCDF e em outros estados.
+ VÍDEO: candidato sem CNH é flagrado dirigindo até o Detran para fazer prova teórica no DF
Aparelhos eletrônicos, comprovantes bancários e documentos foram apreendidos durante a ação desta quarta.
De acordo com a polícia, a plataforma de vendas de produtos na internet contribuiu significativamente para a identificação dos envolvidos e a consolidação das provas.
Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 21 anos de prisão.







