Operação Contenção tenta prender 40 suspeitos ligados a facção criminosa no RJ
Ação desta quarta (4) cumpre mandados em Duque de Caxias; desde o início, a operação já resultou em mais de 300 presos e 136 mortos


SBT News
A Polícia Civil realizou nesta quarta-feira (4) mais uma fase da "Operação Contenção", com foco no Comando Vermelho na Baixada Fluminense. O objetivo é prender traficantes, desarticular a estrutura financeira e logística da facção e reduzir sua atuação na região.
Nesta etapa, estão sendo cumpridos 40 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, com apoio de 120 agentes de unidades especializadas do estado e do Ministério Público do Rio de Janeiro.
As investigações apontam que o Comando Vermelho atua principalmente na comunidade Vai Quem Quer, em Duque de Caxias. Segundo a polícia, o tráfico na região é comandado por Rodolfo Manhães Viana, o “Rato”, atualmente preso em presídio federal, após uma tentativa de resgate em fevereiro de 2025 que resultou em um ataque à 60ª DP.
A polícia identificou ainda que os criminosos mantinham uma “caixinha” do tráfico, usada para custear presos, comprar armas e drogas e manter a operação da facção. Eles também protegiam comparsas envolvidos em ataques contra autoridades.
Desde o início da operação, mais de 300 suspeitos foram presos e outros 136 morreram em confrontos. Foram apreendidas 465 armas, incluindo 189 fuzis, e mais de 50 mil munições. A polícia também solicitou o bloqueio de cerca de R$ 12 bilhões em bens ligados à facção.









