Operação no Complexo da Maré tem tiroteio e Linha Amarela fechada
Polícia Civil afirmou que identificou "movimentação atípica de criminosos" e precisou realizar "ação emergencial"

Emanuelle Menezes
com SBT Rio
Uma "operação emergencial" da Polícia Civil no Complexo da Maré, na zona Norte do Rio de Janeiro, causou intenso tiroteio na manhã desta sexta-feira (26) na região. A Linha Amarela, uma das principais vias expressas da cidade, precisou ser interditada. Até o momento, não há informações sobre mortos ou feridos.
+ Cães viram alvos de criminosos por "incomodar o tráfico" no Rio; 3 foram baleados
A ação acontece nas comunidades da Vila do João, Vila dos Pinheiros e Salsa e Merengue – controladas pelo Terceiro Comando Puro (TCP). Pelo menos dois helicópteros foram vistos dando apoio aéreo à operação, sobrevoando a região durante o confronto. Nas redes sociais, moradores denunciam que as aeronaves são usadas como "plataforma de tiros".
Segundo a Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, a interdição momentânea ocorreu na altura da Vila do João, sentido Fundão. A via foi liberada por volta das 9h10.
A Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil informou que a operação foi necessária após agentes identificarem "uma movimentação atípica de criminosos no Complexo da Maré". Os bandidos teriam se reunido "para atacar uma comunidade explorada por uma facção rival".
"A fim de evitar um confronto que poderia fazer muitas vítimas inocentes, a Polícia Civil deflagrou uma ação emergencial. As diligências estão em andamento", declarou a corporação em nota.
+ Operação da Polícia de SP mira quadrilha que rouba mansões no interior do estado
Impactos
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem suas principais estruturas ao lado da comunidade, afirmou que monitora a situação. A orientação é para que trabalhadores, estudantes e usuários não acessem o Campus Maré.
"Os trabalhadores, estudantes e usuários que já estejam no campus Maré devem se manter abrigados nas edificações. Os ônibus circulares foram interrompidos", informou a Fiocruz.
Pelo menos três unidades de saúde estão com o funcionamento alterado:
- uma Unidade de Atenção Primária que atende a região precisou interromper o funcionamento para a segurança de profissionais e usuários;
- um Centro Municipal de Saúde suspendeu o funcionamento e avalia a possibilidade de abertura nas próximas horas;
- uma Clínica da Família mantém o atendimento à população, porém as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Neste momento, o trânsito apresenta lentidão no sentido Barra da Tijuca, do acesso 10A (Linha Vermelha) ao acesso 8 (Bonsucesso), e da Cidade de Deus ao acesso à Avenida Ayrton Senna, com fluxo intenso de veículos. Já no sentido Fundão, há retenções do acesso 5 (Del Castilho) até a saída 9 (Avenida Brasil).