Operação da Polícia Federal desarticula esquema de fraudes previdenciárias no Rio de Janeiro
Dois dos três criminosos tinham mandados de prisão preventiva e um deles foi detido em flagrante por porte de arma de fogo
Léo Sant'anna
A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (11), uma operação em endereços na Região dos Lagos, Baixada Fluminense e na cidade do Rio de Janeiro, para prender suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em fraudar benefícios previdenciários do INSS.
Dois dos três criminosos tinham mandados de prisão preventiva e um deles foi detido em flagrante por porte de arma de fogo. Além disso, dois funcionários públicos foram afastados por suposta participação no esquema.
Durante a ação, os agentes apreenderam seis veículos, um jet ski e equipamentos eletrônicos. A investigação já identificou 27 benefícios previdenciários fraudulentos, causando um prejuízo de R$ 8,7 milhões aos cofres públicos. A Justiça também determinou o bloqueio de 11 imóveis e outros bens dos investigados.
Os envolvidos responderão por crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário, falsidade de documento público e lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas podem ultrapassar 26 anos de prisão.