Famosos e personalidades lamentam a morte de Ney Latorraca
Ator e diretor morreu aos 80 anos quando fazia tratamento contra um câncer no Rio de Janeiro
SBT News
Artistas, colegas, políticos, instituições e personalidades lamentaram, nas redes sociais, a morte do ator e diretor Ney Latorraca, de 80 anos, na manhã desta quinta-feira (26), no Rio de Janeiro.
+ Sepse pulmonar: entenda a causa da morte de Ney Latorraca
Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul da cidade, para um tratamento contra um câncer de próstata que se agravou.
A apresentadora Ana Maria Braga, Marcelo Serrado, Lucia Veríssimo, José de Abreu e outros artistas exaltaram nas redes sociais os feitos do ator, que fez história na teledramaturgia e no teatro brasileiro.
"Uma coisa era certa a cada encontro: as gargalhadas. Um ator estupendo, um senso de humor afiado e o deboche era um traço marcante. Que se faça muita luz em seu caminhar querido", relata Lucia Veríssimo.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, também relembraram a trajetória do ator na rede social X.
"Hoje nos despedimos de Ney Latorraca, um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira. Ney esbanjava talento, carisma e teve uma carreira brilhante", lembrou Marcelo Freixo.
Pimenta ressaltou a importância da trajetória artística de Latorraca.
"Gigante na comédia e no drama, seu talento e seu carisma farão falta no teatro, na televisão e no cinema. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos os seus fãs", contou Pimenta.
"Você foi uma luz, um amigo querido, um ator extraordinário, um homem do teatro e um observador da vida com um olhar único e certeiro", escreveu Miguel Falabella, no Instagram.
O roteirista Walcyr Carrasco considerou a morte de Ney Latorraca como "uma perda irreparável para a cultura brasileira".
A apresentadora Eliana escreveu nas redes sociais que "o Brasil se despede de um grande artista, imortalizado em tantos personagens marcantes da nossa dramaturgia".
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) também lamentou a morte do ator e relembrou um dos personagens mais marcantes da TV, o Conde Vlad, da novela Vamp. Além disso, a autoridade destacou como 'um grande feito' a peça O Mistério de Irma Vap ter ficado em cartaz por mais de 10 anos, levando mais de 3 milhões de espectadores ao teatro.
O ator Ary Fontoura disse que soube da morte com "tristeza".
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o senador Randolfe Rodrigues também lamentaram a morte do artista e destacaram seu legado para a arte e a cultura brasileira.
O Santos Futebol Clube, time de coração de Latorraca, se manifestou também lamentando a morte do ator. O artista era natural de Santos (SP), cidade-sede do clube.
Ator lutava contra um câncer
O ator foi diagnosticado com câncer em 2019. Na época, Ney foi operado, retirou a próstata e permaneceu curado.
A doença voltou em agosto deste ano, com metástase. Ele iniciou o tratamento, mas sem sucesso.
A clínica onde o ator estava em tratamento contra o câncer publicou uma nota oficial em que "lamenta profundamente" a morte do artista.