Publicidade
Polícia

"Olhe os números", diz Tarcísio ao defender Derrite na segurança pública de São Paulo

Governador afirmou que não pretende tirá-lo do cargo ao chegar na Câmara dos Deputados, em Brasília

Imagem da noticia "Olhe os números", diz Tarcísio ao defender Derrite na segurança pública de São Paulo
Tarcísio em conversa com jornalistas na Câmara dos Deputados | Divulgação/Márcia Lorenzatto/SBT
Publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu nesta quarta-feira (4) o trabalho do secretário de Segurança Pública do estado, Guilherme Derrite, após ser questionado pelos recentes casos de excesso da Polícia Militar. As falas de Tarcísio ocorreram durante sua chegada à Câmara dos Deputados, em Brasília.

+Homem atirado de ponte em São Paulo saiu andando, contam moradores

Quando jornalistas perguntaram se Derrite vem fazendo um bom trabalho, o governador de São Paulo respondeu de forma curta e objetiva. "Olhe os números, você vai ver que está", afirma. Ao ser questionado por um repórter em relação aos "números que atestam a qualidade do secretário", Tarcísio repetiu, dizendo "olhe as estatísticas". O governador afirmou que não queria mais comentar sobre o caso.

Na rápida conversa com os repórteres enquanto caminhava pelo Congresso, perguntaram ao governador se ele pretende trocar o secretário de Segurança Pública de São Paulo e Tarcísio negou essa afirmação.

Entenda

O aumento da violência policial em São Paulo se reflete nos dados: apenas em 2023, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga 213 mortes decorrentes de intervenções policiais. Esse número já supera os homicídios cometidos por civis, foco principal da delegacia.

+ PM que matou jovem negro em mercado atirou pelas costas em outro caso

Nesta semana, São Paulo teve dois casos de violência policial com grande repercussão na mídia. Em um dos casos, um policial militar foi flagrado jogando um homem de uma ponte na zona sul de São Paulo. A ação foi filmada por uma testemunha, que publicou o vídeo nas redes sociais. Em outro caso, foi divulgada a câmera de segurança de um mercado que mostra um policial atirando pelas costas de um jovem, de 26 anos, que havia furtado pacotes de sabão em pó na capital paulista. Tarcísio comentou a ação do policial pelas redes sociais.

Em meio às críticas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou a criação de uma Ouvidoria Setorial, cujo responsável será indicado pelo próprio secretário Guilherme Derrite. Segundo a SSP, a nova estrutura não interferirá nas atividades da Ouvidoria das Polícias, que atua desde 1995 recebendo denúncias sobre violações de direitos humanos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade