Monitoramento reforçado ajuda a coibir furtos em imóveis de temporada
Tecnologia e medidas de segurança adotadas por locadores dificultam ação de criminosos em apartamentos alugados

Magdalena Bonfiglioli
Com a adoção de novas medidas de segurança e a participação ativa dos locadores, é possível inibir os furtos em apartamentos alugados por temporada -um problema cada vez mais frequente no país.
Em muitos casos, o suposto hóspede chega com uma mala e, poucas horas depois, sai carregando mais bagagem, levando itens do imóvel, como eletrodomésticos e até aparelhos de ar-condicionado. A situação é ainda mais favorável para os criminosos em condomínios que utilizam porteiro eletrônico, onde tocam os interfones de vários apartamentos até encontrarem um imóvel vazio para arrombar.
+ Polícia investiga se ladrões que mataram ciclista em SP atiraram em motociclista horas depois
+ Vai viajar para o litoral de SP no fim de semana? Saiba quais praias estão impróprias para banho
Algumas plataformas de locação oferecem ressarcimento ao proprietário em caso de furtos, enquanto outras não garantem essa compensação. Para evitar prejuízos, muitos locadores têm recorrido a centrais de monitoramento e serviços de portaria virtual. Nesses sistemas, as fotos de todas as pessoas que entram nos prédios são escaneadas, permitindo um controle mais rigoroso do acesso.
Segundo a polícia, essa tecnologia também possibilita identificar se um hóspede –ou um falso hóspede– utilizou um documento falso para se hospedar.
A adoção desse tipo de monitoramento pode parecer trabalhosa, mas, segundo o major, já existem aplicativos que facilitam o processo, permitindo que os proprietários registrem a foto dos hóspedes de forma prática e eficiente.