Lesa Pátria: PF faz buscas em três estados e no DF contra suspeitos dos ataques de 8 de janeiro
Na 29ª fase da operação contra golpistas, agentes cumprem 10 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF
Suspeitos de participação e incitação aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 são alvos da Polícia Federal (PF) na 29ª fase da operação Lesa Pátria, na manhã desta quinta-feira (29). Agentes cumprem 10 mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás (1), Rio de Janeiro (3), Santa Catarina (5) e no Distrito Federal (1).
+ Procuradoria denuncia mulher que escreveu "perdeu mané" em estátua do STF nos atos de 8/1
Ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou indisponibilidade de bens, ativos e valores dos alvos.
Naquele 8/1, centenas de pessoas invadiram e depredaram sedes dos Três Poderes (Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF), em Brasília (DF). Danos causados ao patrimônio público — imóveis, móveis e objetos — são estimados em pelo menos R$ 40 milhões.
+ Moraes mantém prisão de idosa suspeita de participar dos atos de 8 de janeiro
Investigados podem responder por crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A Lesa Pátria tem caráter permanente, reforça a PF em nota, e "investigações continuam em curso, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas".
+ 8 de janeiro: PF vai prorrogar operação Lesa Pátria até que se esgotem investigações