Procuradoria denuncia mulher que escreveu "perdeu mané" em estátua do STF nos atos de 08/01
Detida na 8ª fase da Operação Lesa Pátria, Débora Rodrigues está presa desde março de 2023
A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou Débora Rodrigues dos Santos por participar dos atos antidemocráticos em 08 de janeiro e pichar a frase "perdeu mané" na Estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). A denúncia foi feita no dia 2 deste mês e está sob sigilo.
+ Moraes mantém prisão de idosa suspeita de participar dos atos de 8 de janeiro
Em relatório, divulgado um ano após os ataques pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, Débora é acusada de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
+ 8 de janeiro: PF vai prorrogar operação Lesa Pátria até que se esgotem investigações
Débora foi presa em 17 de março do ano passado pela Polícia Federal, durante a 8ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os envolvidos nos ataques.
A frase escrita pela mulher remete à resposta do ministro Luís Roberto Barroso a um manifestante bolsonarista que o seguiu pelas ruas de Nova York, enquanto o magistrado participava de um evento aos lado de outros ministros do STF.