8 de janeiro: PF vai prorrogar operação Lesa Pátria até que se esgotem investigações
Nova portaria deve avançar prazo para janeiro de 2025, mas isso não significa que primeiro mês do próximo ano represente data final da força-tarefa
A operação Lesa Pátria, da Polícia Federal (PF), que investiga envolvidos nos atos golpistas e antidemocráticos de invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, será prorrogada até que se esgotem as investigações. Segundo apuração do SBT News, diligências devem continuar pelo menos até janeiro de 2025 — o que não quer dizer que o primeiro mês do próximo do ano represente o fim da força-tarefa.
+ Pacheco critica movimentos antidemocráticos e diz que "monstro não está morto"
A previsão era de que as investigações terminariam em janeiro passado e, depois, em junho, quando a PF executou 208 mandados de prisão contra foragidos em 18 estados e no DF. Entretanto, muitos ainda seguem foragidos e/ou fugiram para o exterior — sobretudo Argentina.
Em outra linha de identificação dos culpados pela destruição na Esplanada, a PF se concentra em finalizar a lista daqueles que apoiaram, incentivaram ou até financiaram as ações.
+ Lula afirma que golpistas do 8/1 "nem foram julgados e já querem anistia"
Em 20 de junho, a 28ª fase da operação foi deflagrada nesse sentido: foram aplicados 27 mandados (15 de busca e apreensão e 12 de busca pessoal) contra alvos nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.