"Gangue do Rolex": polícia prende em São Paulo foragido que cometeu roubos no DF
Quadrilha atuava em várias capitais brasileiras e agia de forma rápida e violenta, usando motos com placas adulteradas
Vanessa Vitória
Um integrante de quadrilha apelidada de "Gangue do Rolex" foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) nessa quinta-feira (28), em Paraisópolis (São Paulo), com apoio da Polícia Militar de SP. A organização criminosa interestadual era especializada em roubos de relógios de luxo e agia em várias capitais brasileiras.
+ Polícia impede plano de ataque de adolescentes a escola no DF
Suspeitos foram responsáveis por pelo menos cinco assaltos no DF em 2023, segundo a polícia. O homem capturado ontem estava foragido desde novembro de 2024, quando escapou da operação Cartada Final.
Ano passado, a força-tarefa policial desarticulou grupo ao cumprir oito mandados de prisão preventiva, entre outras medidas. O preso, de 31 anos, vai cumprir pena em São Paulo.
+ Foragido é preso após roubo seguido de sequestro relâmpago no DF
Como a "Gangue do Rolex" agia
De acordo com a polícia, o grupo era organizado e se dividia em funções específicas:
- Olheiros: identificam as vítimas;
- Executores: responsáveis por realizar os roubos de maneira rápida e violenta, usando motos com placas adulteradas para garantir uma fuga ágil e dificultar o trabalho dos policiais;
- Receptação: os relógios roubados são rapidamente encaminhados a uma rede de receptadores, com relações até mesmo internacionais, comprometendo a localização e recuperação dos bens.