Buzeira, influenciador com 15 milhões de seguidores, é preso em operação da PF
Ação apura esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico internacional de drogas e cumpre 11 mandados de prisão em 4 estados
Emanuelle Menezes
O influenciador Bruno Alexssander Souza Silva, conhecido como Buzeira, foi preso nesta terça-feira (14) em uma operação da Polícia Federal contra um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico internacional de drogas em Igaratá, no interior de São Paulo. Só em uma rede social, ele conta com mais de 15,3 milhões de seguidores.
+ Saiba quem é Buzeira, influenciador com 15 milhões de seguidores preso pela PF
A ação da PF, chamada de Operação Narco Bet, é resultado de investigações que apontam o uso de criptomoedas e remessas internacionais para ocultar valores ilícitos. Parte dos valores, de acordo com as investigações, teria sido direcionada a empresas ligadas ao setor de apostas eletrônicas (as chamadas Bets) – o que deu nome à operação.
Além da prisão de Buzeira, os agentes cumprem outros 10 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Justiça determinou o bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 630 milhões, com o objetivo de descapitalizar a organização criminosa e reparar danos causados pelas atividades ilegais.
A operação desta terça é um desdobramento da Operação Narco Vela, deflagrada em abril deste ano para reprimir o tráfico de drogas por via marítima a partir do litoral brasileiro, e conta com o apoio da Polícia Criminal Federal da Alemanha (Bundeskriminalamt – BKA), responsável pela execução de uma prisão em território alemão contra um dos investigados.
Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, com indícios de atuação transnacional, segundo a PF.
O SBT News tenta contato com a defesa do influenciador. Em caso de manifestação, a matéria será atualizada.