Advogado de PMs investigados em morte de delator do PCC tem carro alvejado por tiros
Em contato com a TV Sorocaba, afiliada do SBT, Mauro Ribas informou que teve ferimentos por estilhaços de vidro no rosto, mas passa bem
SBT News
O advogado Mauro Ribas, que representa policiais militares investigados no caso Gritzbach, teve o carro alvejado por tiros no bairro Quintais do Imperador, em Sorocaba, no interior de São Paulo, na noite de sábado (1). Ele trafegava pela rodovia Raposo Tavares, por volta das 22h, quando sofreu o ataque, segundo informações da TV Sorocaba, afiliada do SBT.
Após os tiros, o advogado parou no acostamento da rodovia, próximo ao Hospital Regional de Sorocaba “Adib Domingos Jatene”, onde foi socorrido e encaminhado a um hospital particular. Ele contou ter sofrido ferimentos por estilhaços de vidro no rosto e no olho, porém, "passa bem" e "ainda assimilando o ocorrido".
+ Delegados de São Paulo são citados em relatório da PF sobre morte de delator do PCC
O veículo do defensor - que também é ex-policial - já foi periciado pela Polícia Civil.
Atualmente, o advogado atua na defesa dos três policiais militares presos entre os suspeitos do envolvimento na execução de Vinícius Gritzbach, delator do PCC, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em novembro de 2024.
++ Exclusivo: veja laudo que comprova que munições usadas na execução de Gritzbach pertencia à PM
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil - Sorocaba (OAB) informou que está acompanhando as investigações e tem se colocado à disposição do defensor para colaborar com o que for necessário, “cobrando das autoridades competentes a máxima urgência e rigor na apuração deste crime”.
Leia a nota na íntegra:
"Recebemos a informação durante a noite de ontem que o advogado Dr. Mauro da Costa Ribas Junior teria sido vítima de disparos com arma de fogo enquanto conduzia veículo de sua propriedade. Ato seguinte foi conduzido ao Hospital para ser socorrido. O advogado sofreu ferimentos, mas encontra-se bem. A OAB Sorocaba está acompanhando as investigações e tem se colocado disposição do advogado para colaborar com o que for necessário. A OAB Sorocaba acompanhará de perto todas as investigações para que os responsáveis sejam identificados e devidamente responsabilizados, cobrando das autoridades competentes a máxima urgência e rigor na apuração deste crime, além de prestar total assistência ao advogado, bem como atuará junto às autoridades competentes para assegurar proteção aos profissionais que estejam em situação de risco. Não toleraremos qualquer forma de intimidação, ameaça ou violação dos direitos de advogados(as), garantindo assistência e atendimento àqueles que são impedidos de exercer sua profissão com liberdade e segurança, como no caso do colega Mauro."
Também em nota, a OAB de São Paulo manifestou repúdio ao atentado sofrido por Mauro Ribas Junior: "Reiteramos total apoio ao advogado Mauro Ribas Junior e nos colocamos à disposição para o suporte necessário neste momento".
"Este ato de violência não apenas atenta contra a vida e a integridade de um colega, mas também uma ameaça à classe e à sociedade como um todo, que depende do livre exercício da advocacia para a preservação do Estado Democrático de Direito e evidencia os problemas da segurança pública que enfrentamos", afirma o documento.