Saiba quem são suplentes que assumem vagas dos deputados Eduardo Bolsonaro e Ramagem após cassação
Cadeiras passam a ser ocupadas por filiados ao PL até o fim da atual legislatura, em 2026

Cristiane Ferreira
Com a cassação dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) pela Mesa Diretora da Câmara, na tarde dessa quinta-feira (18), respectivos suplentes passarão a ocupar cadeiras dos parlamentares na Casa até dezembro de 2026.
A vaga de Eduardo Bolsonaro será ocupada por Missionário José Olímpio (PL-SP), que tem uma longa trajetória como vereador em Itu e na cidade de São Paulo. Entre 2011 e 2019, ele exerceu dois mandatos como deputado federal e voltou à Câmara ao assumir a suplência durante o afastamento do filho "03" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando congressista se mudou para os Estados Unidos.
Missionário José Olímpio ficou conhecido por apresentar projetos voltados à pauta religiosa evangélica, como a proposta que proibia o implante de chips de identificação em humanos, sob o argumento de combater o que chamava de "nova ordem satânica". Também foi autor do projeto que criou o Dia Nacional de Adoração a Deus.
A cadeira de Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), será ocupada por Dr. Flávio (PL-RJ), médico mineiro que já exerceu mandato como deputado federal ao assumir uma suplência em 2024. Ele retorna a Brasília após ocupar o cargo de secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro, na gestão do governador Cláudio Castro (PL).
Dr. Flávio é reconhecido por manter boa interlocução com representantes do setor agropecuário e da área da saúde.
Eduardo Bolsonaro perdeu o mandato por atingir o limite de faltas previsto na Constituição Federal. Já Ramagem foi cassado após condenação no Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro, por participação na tentativa de golpe de Estado. O ex-diretor da Abin fugiu para os EUA após julgamento.
No início desta semana, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que a Secretaria Judiciária da Corte inicie processo de extradição do agora ex-deputado.








