Lula se reúne com presidentes da FIFA e CBF
Encontro discute Copa do Mundo Feminina de 2027 e desejo do Brasil de sediar Mundial de Clubes, em 2029; Ancelotti também participa


Hariane Bittencourt
O presidente Lula (PT) recebe nesta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, os presidentes da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud. O técnico da seleção brasileira masculina, Carlo Ancelotti, também participa. Será o primeiro encontro do treinador com o mandatário desde que italiano assumiu comando, em maio de 2025.
A reunião vai servir para a discussão de pontos relacionados à Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027, que vai acontecer em oito cidades brasileiras entre junho e julho do ano que vem. Além disso, a expectativa é que o petista externe o desejo do Brasil de sediar o Mundial de Clubes de 2029.
No domingo (25), Infantino comandou o lançamento da logomarca da Copa Feminina de 2027 no Rio de Janeiro. O presidente Lula foi convidado para o evento, mas permaneceu em Brasília e enviou o ministro do Esporte, André Fufuca, para representá-lo.
Após o encontro, Gianni Infantino minimizou os debates em torno de um possível boicote à Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá, por conta das tensões geopolíticas envolvendo a Casa Branca.
"Eu sempre olho para o futuro e, para mim, o que é importante nos eventos de futebol é que uniu as pessoas, uniu os países, uniu as pessoas de todo o mundo. Para o Mundial de 2026, recebemos mais de 500 milhões de pedidos de ingressos. Então, as pessoas querem ir e as pessoas vão e vão celebrar. E nós celebramos tudo juntos", afirmou.
O presidente da CBF garantiu que o Brasil vai lançar sua candidatura para sediar o Mundial de Clubes de 2029.
"Isso é um assunto que a gente já lançou. Ainda não se lançou a campanha em si, mas a gente já se fala em bastidores. Vamos trabalhar para isso. A gente acredita que o Brasil está apto a receber esse evento grandioso, mas isso requer muitas conversas, muitos ajustes. Mas o Brasil vai sim colocar a sua candidatura para 2029", disse.
Samir Xaud afirmou, ainda, acreditar que a Copa do Mundo Feminina de Futebol "vai ser um divisor de águas" para o futebol feminino brasileiro. E que o objetivo é trabalhar em conjunto com a FIFA para "realizar o melhor e maior mundial de clubes feminino da história do mundo".
Na semana passada, Lula assinou uma Medida Provisória (MP) que regulamenta o uso de marcas, símbolos oficiais e direitos de transmissão e de mídia, dentro dos compromissos assumidos pelo país para sediar a competição.
A MP estabelece que a FIFA é titular dos direitos de exploração comercial do evento, incluindo logos, mascotes, troféus e direitos de transmissão de áudio e vídeo.
Outros encontros
Este é o terceiro encontro entre Lula e Infantino. Os dois estiveram juntos em outubro do ano passado, na Malásia, quando o petista convidou o presidente da FIFA para conhecer o projeto da Universidade Federal do Esporte, instituição pública focada na formação de excelência, pesquisa e tecnologia esportiva.
Eles também estiveram juntos em Dubai, em dezembro de 2023, durante a COP28. Na ocasião, Lula falou sobre a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027.









