Lula anuncia isenção de visto a cidadãos chineses
Decisão foi tomada após conversa entre Lula e Xi Jinping para facilitar intercâmbio entre países


Leonardo Almeida
O presidente Lula anunciou que irá conceder isençãoa vistos para cidadãos chineses. A iniciativa é uma resposta recíproca à isenção adotada pela China em relação aos vistos para brasileiros desde 2025.
A decisão foi tomada após conversa de Lula com Xi Jinping, presidente da China, por telefone na última quinta-feira (22).
No total, os chineses mantém a isenção de visto para 45 países que fazem parte da aliança unilateral com a China, incluindo países sul-americanos, como Argentina, Chile, Peru e Uruguai. O objetivo é facilitar o intercâmbio e a aproximação com a América Latina e outros blocos econômicos.
De acordo com a medida recíproca, os portadores de passaportes comuns válidos, tanto no Brasil como na China, estarão isentos da exigência de visto para fins de viagens a negócios, turismo visita a familiares ou amigos, intercâmbio e trânsito. Os viajantes podem permanecer até 30 dias sem visto.
O governo brasileiro afirma que a iniciativa ocorre no contexto de cooperação entre os países em áreas da “fronteira do conhecimento”, como tecnologia, energia, agricultura e exploração espacial.









