Xi Jinping falou por telefone com Lula, diz mídia estatal chinesa
Segundo a Xinhua, na ligação, Xi Jinping destacou o papel de Pequim e Brasília na proteção do Sul Global e da ONU; governo brasileiro ainda não se manifestou

SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, conversaram por telefone nesta quinta-feira (22), informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua. O governo federal confirmou que a ligação teve 45 minutos e que vai conceder isenção de algumas categorias de visto de curta duração a cidadãos chineses.
Segundo a agência, Xi Jinping destacou, durante a conversa, o papel de Pequim e Brasília na defesa dos interesses comuns dos dois países, do Sul Global e da manutenção do papel central da ONU (Organização das Nações Unidas), diante de um cenário internacional marcado por instabilidade e tensões geopolíticas. O presidente chinês também ressaltou a importância da construção de um mundo mais justo e de um planeta mais sustentável.
A Xinhua informou ainda que Xi Jinping reforçou a disposição da China em trabalhar com o Brasil para promover um maior desenvolvimento das relações bilaterais entre os países.
“A China está disposta a trabalhar junto com o Brasil para impulsionar, de maneira abrangente, a cooperação mutuamente benéfica em todas as áreas, promover um maior desenvolvimento das relações bilaterais e alcançar um futuro ainda mais promissor”, disse Xi.
O presidente chinês completou: “A China está disposta a ser sempre uma boa amiga e uma boa parceira dos países da América Latina e do Caribe, avançando na construção de uma comunidade de futuro compartilhado China–América Latina”.








