Lula indica Gabriel Galípolo para o comando do Banco Central
Escolha foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quarta-feira (28)
Atual diretor de política monetária, Gabriel Galípolo foi indicado pelo presidente Lula (PT) para presidir o Banco Central. A escolha foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quarta-feira (28).
+ Quem é Gabriel Galípolo, indicado de Lula para a presidência do Banco Central
"O presidente da República me incumbiu de fazer comunicado, que está encaminhando ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e ao sendor Vanderlan (PSD), presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) a indicação do Gabriel Galípolo [...] que hoje ocupa a Diretoria de Política Monetária do banco", disse Haddad em pronunciamento no Palácio do Planalto.
+ Lula diz que presidente do Banco Central tem lado político e trabalha para prejudicar o Brasil
Antes de assumir o posto, Galípolo será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e seu nome será submetido ao plenário da Casa.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) prometeu agilidade na sabatina do indicado de Lula ao Banco Central.
Caso seja aprovado, Galípolo substituirá Roberto Campos Neto, que permanece no cargo até dezembro deste ano. Indicado por Bolsonaro, Campos Neto foi alvo de críticas do atual governo. O mandato é de quatro anos.
A indicação de Galípolo confirma as expectativas e informações nos bastidores do Palácio do Planalto. O atual diretor de política monetária do BC é um nome de confiança de Lula para implementar uma política monetária mais próxima ao que o governo federal pensa sobre a economia brasileira.
Uma das principais missões de Galípolo será reduzir a elevada taxa de juros (Selic), uma das críticas principais de Lula ao atual presidente, Roberto Campos Neto.
Em breve declaração, Galípolo se disse honrado e feliz pela confiança do presidente Lula e do minsitro Fernando Haddad ao indicá-lo ao Banco Central. Ele afirmou que não faria mais comentários pois, pelo rito, deve esperar a aprovação de sua indicação, em sabatina, pelo Senado Federal.
Haddad ainda afirmou que Lula conversou com Pacheco sobre a melhor oportunidade para realizar a sabatina de Gabriel Galípolo, mas a definição da data caberá ao Senado Federal. Rodrigo Pacheco fará, ainda nesta quarta-feira (28), um pronunciamento comunicando a recepção da mensagem.