Valdileia Martins iguala recorde brasileiro no salto em altura, vai à final, mas se machuca
Atleta terminou em sexto e garantiu vaga na decisão de domingo (4), mas precisará se recuperar de lesão

Felipe Moraes
No salto em altura nas Olimpíadas de Paris 2024, Valdileia Martins igualou recorde brasileiro na modalidade ao alcançar marca de 1,92m e conseguiu vaga na final. Logo depois, porém, em nova tentativa, a atleta sofreu lesão no tornozelo e é dúvida para a decisão, no domingo (4).
O recorde repetido por Martins foi estabelecido pela primeira vez por Orlane Maria dos Santos, em 1989, numa disputa em Bogotá, na Colômbia.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, Martins errou o primeiro salto, de 1,88m. No segundo, conseguiu a marca histórica de 1,92m. Quando foi para 1,95m, no entanto, torceu o tornozelo e saiu mancando e carregada do local de prova. Tanto que não retornou para uma nova tentativa.
Martins terminou a disputa em sexto lugar (de 13 atletas) e, assim, se classificou para a final, mas terá de se recuperar até domingo.
Brasil no atletismo
Outros atletas brasileiros disputaram provas nesta sexta, em Paris. No decatlo, José Fernando Ferreira, também conhecido como Fernando "Balotelli", pela semelhança com o jogador de futebol italiano, é o 16º no geral no momento e ainda tem duas provas hoje: salto em altura e 400m.
Nos 100m feminino, Vitória Rosa (68ª) e Ana Carolina Azevedo (35ª) não conseguiram vaga nas semifinais.









