Romena recebe medalha de bronze após polêmica na ginástica artística
Ana Maria Barbosu conquistou a medalha dada anteriormente à norte-americana Jordan Chiles após decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS)
A ginasta romena Ana Maria Barbosu recebeu nesta sexta-feira (16), em Bucareste, a medalha de bronze conquistada na Olimpíada de Paris. A atleta, que ficou em quarto no dia da competição, conquistou o terceiro lugar do pódio da final individual do solo, que havia ficado com a norte-americana Jordan Chiles, após a Corte Arbitral do Esporte (CAS) acatar um recurso da Federação de Ginástica da Romênia.
Em cerimônia organizada pelo Comitê Olímpico da Romênia, Ana Barbosu agradeceu o reconhecimento e lamentou toda a polêmica em torno de sua vitória.
“Obrigado a todos que adicionaram um pouco de bronze a esta medalha. Neste momento não posso deixar de pensar também em Sabrina e Jordan. É uma situação difícil para nós, com tantas incertezas e emoções avassaladoras. Não fizemos nada de errado nos Jogos Olímpicos e o espírito olímpico é mais importante do que qualquer mal-entendido entre as autoridades, quero acreditar que chegará o dia em que nós três receberemos a medalha de bronze”, disse Ana ao final da cerimônia.
Entenda:
Tido como histórico, o pódio do solo da ginástica artística, que teve a brasileira Rebeca Andrade com o ouro e a norte-americana Simone Biles com a prata, virou alvo de polêmica, depois que Federação da Romênia entrou com um pedido na Corte Arbitral do Esporte (CAS) para que Ana Maria Barbosu assumisse o terceiro lugar dado a norte-americana Jordan Chiles, que teve a nota revisada para cima após um pedido da equipe dos Estados Unidos.
Segundo a Romênia, o pedido de recurso da nota ultrapassou o tempo regulamentar de um minuto e não deveria ser considerado. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) acatou o pedido e a ginasta norte-americana foi obrigada a devolver a medalha de bronze.
Nas redes sociais, Chiles lamentou a decisão e afirmou estar passando por um dos momentos mais difíceis de sua carreira.