Bronze triplo no solo da ginástica? Entenda a disputa pela medalha após Olimpíada de Paris 2024
Federação da Romênia propõe divisão de medalha entre Jordan Chiles, Ana-Maria Barbosu e Sabrina-Voinea
A Olimpíada de Paris 2024 pode ter chegado ao fim, mas ainda há uma medalha em jogo: o prêmio de bronze da final do solo da ginástica artística, que chegou a ser da americana Jordan Chiles e depois da romena Ana Maria Barbosu, ganhou um novo capítulo.
Nessa segunda-feira (12), a Federação da Romênia de Ginástica afirmou que entrou com um recurso para que a conquista pelo terceiro lugar na modalidade seja dividido entre Jordan Chiles e as romenas Ana-Maria Barbosu e Sabrina-Voinea, o que resolveria o conflito.
+ LA28: Quer assistir aos jogos em Los Angeles? Saiba como se planejar financeiramente para a próxima Olimpíada
Em nota, a Federação destacou que nunca pediu para tirar uma medalha de qualquer atleta e que apenas cumpriu os requisitos dos recursos e solicitações da organização americana.
Além disso, os Estados Unidos chegaram a solicitar para a Corte Arbitral do Esporte reavaliar a prova das atletas, mas o pedido foi negado prontamente.
Relembre
Rebeca Andrade ficou com o ouro e Simone Biles, com a prata. A romena Ana Maria Barbosu terminou com 13.700 pontos, em terceiro. Em seguida, a companheira de seleção, Sabrina-Voinea, ficou com a mesma pontuação. No critério de desempate, foi considerada a dificuldade do movimento de Maria e ela ficou com a medalha de bronze.
+ Saiba quais esportes vão entrar e quais podem sair dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028
Jordan Chiles marcou 13.666, ficando em quinto lugar. No entanto, a Federação de Ginástica dos Estados Unidos entrou com um recurso, reivindicando o aumento da nota, que foi aceito. Ela foi para o pódio e fez parte de uma das imagens mais marcantes dos Jogos.
+ Ginástica vive momento histórico com pódio olímpico formado apenas por negras
Mas a Federação da Romênia protestou contra os Estados Unidos após o pedido da revisão da nota ter sido solicitado depois de um minuto do exercício de Jordan, o que ultrapassou o tempo regulamentar na final. Então, o bronze voltou para a Romênia.