Paris 2024: Brasil se aproxima de recorde de medalhas em Olimpíadas
Brasileiros já conquistaram dois ouros, cinco pratas e sete bronzes e tentam superar os 21 pódios de Tóquio

Gabriel Sponton
Faltam apenas cinco dias para o fim dos Jogos Olímpicos de Paris e o Brasil já conquistou 13 medalhas - dois ouros, cinco pratas e sete bronzes. Agora, o país se aproxima do recorde de 21 pódios, na Olimpíada de Tóquio, em 2021.
Com a vitória do futebol feminino sobre a Espanha, o Brasil já encaminhou sua 15ª medalha, resta saber se de ouro ou de prata. Em outras modalidades, a expectativa de pódios também é alta, faltando ainda grandes nomes do esporte disputarem suas respectivas finais.
Apesar das chances do recorde de pódios ser batido, o número de medalhas de ouro parece distante, mas possível. Em Tóquio, os brasileiros conquistaram sete primeiras colocações e, em Paris, muitos favoritos já foram eliminados ou não alcançaram o posto mais alto no torneio.
Contudo, ainda há grandes chances de ouro. O futebol feminino eliminou duas favoritas para chegar na final: Espanha e França, e pode surpreender ainda mais na final contra os Estados Unidos.
Alisson dos Santos, o "Piu", é o nome do atletismo brasileiro, bronze em Tóquio, é favorito ao topo do pódio nessa Olimpíada. Já na maratona aquática, Ana Marcela Cunha é favorita na modalidade e tenta repetir o ouro conquistado no Japão.
Isaquias Queiroz, da canoagem, e a dupla do vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, também são favoritos a ganhar medalhas de ouro em suas modalidades.
O vôlei de quadra feminino também tem dado o que falar: são quatro partidas e quatro vitórias nesses Jogos Olímpicos, tudo sem perder um set sequer. Agora, o Brasil irá enfrentar os Estados Unidos, algoz da Olimpíada de Tóquio, buscando uma revanche olímpica.
Ainda faltam as estreias no taekwondo, que podem buscar pódios na competição, tanto no masculino quanto no feminino. A ginástica rítmica brasileira também vem de bons resultados neste último ciclo olímpico e pode alcançar posições altas em Paris.
Veja como foi o desempenho do Brasil nas últimas Olimpíadas:
Atenas, 2004: 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze;
Pequim, 2008: 3 medalhas de ouro, 4 de prata e 10 de bronze;
Londres, 2012: 3 medalhas de ouro, 5 de prata e 9 de bronze;
Rio de Janeiro, 2016: 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze;
Tóquio, 2020/2021: 7 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze.









