Zelensky pede a aliados sistema de defesa aéreo semelhante ao de Israel
Rede israelense interceptou 99% dos drones e mísseis disparos pelo Irã no último sábado (13)
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou aos países aliados para criarem um sistema de defesa aérea semelhante ao de Israel no país. Em declaração no domingo (14), o líder enfatizou que a Rússia está aumentando os ataques contra o território ucraniano, lançando mais de 900 mísseis, bombas e drones apenas na última semana.
+ Novos ataques russos afetam infraestruturas ucranianas
"O mundo inteiro vê o que significa uma verdadeira defesa. Quando a Ucrânia diz aos seus aliados que a unidade proporciona a melhor proteção, eles já conhecem muito bem a eficácia disto. Eles sabem e fornecem. E quando a Ucrânia diz que os aliados não podem fechar os olhos aos mísseis e drones russos, isso significa que devemos agir’, disse.
O sistema de defesa citado por Zelensky é conhecido como Domo de Ferro, projeto para deter ainda no ar mísseis que adentrem o território israelense. Os dispositivos são detectados por meio de um radar, e o sistema rapidamente calcula se o foguete deve cair em uma área habitada ou atingir uma infraestrutura importante. Caso represente uma ameaça, mísseis são disparados para atingir o artefato inimigo.
No sábado (13), o sistema de defesa aérea israelense interceptou 99% dos ataques iranianos. Bases aliadas dos Estados Unidos e Reino Unido ajudaram a abater alguns dos drones lançados pelo Irã, o que também chamou a atenção de Zelensky.
+ UE diz estar discutindo novas sanções contra Irã após ataque em Israel
“O mundo inteiro viu que Israel não estava sozinho nesta defesa - a ameaça no céu também foi destruída pelos aliados”, disse o presidente ucraniano. “É preciso fazer tudo para que o mal e as guerras não se espalhem pelo mundo. A Ucrânia, o Médio Oriente e todas as outras partes do mundo merecem igualmente uma paz justa e fiável”, frisou.