Novos ataques russos afetam infraestruturas ucranianas
SBT Brasil volta à Ucrânia e acompanha guerra de perto
Durante a guerra, a região da fronteira entre Ucrânia e Rússia registra ataques frequentes. A cidade de Odessa é um exemplo. As sirenes de alerta se tornaram parte do cotidiano, alertando sobre possíveis ataques aéreos. Os moradores, já acostumados com os bombardeios, muitas vezes ignoram os avisos.
+Mapa Mundi ao vivo: SBT acompanha na Ucrânia ofensiva da Rússia na guerra
A situação também é desafiadora para quem deseja viajar à Ucrânia. Com as restrições de voos diretos para o país há mais de dois anos, a rota de acesso passa por Chisinau, capital da Moldávia, no leste europeu.
Nos pontos de entrada terrestre, a segurança é rigorosa. Militares ucranianos inspecionam pessoas e bagagens. A Transnístria, pequena região que faz fronteira com a Ucrânia e está localizada no oeste da Moldávia, é uma área dominada por separatistas apoiados por Moscou, o que gera mais preocupações.
Enquanto isso, os ataques russos miram não apenas alvos militares, mas também infraestruturas civis, como a estação de energia próxima a Kiev, que foi completamente destruída em um desses ataques.