Publicidade
Mundo

Vulcão Etna sopra fumaça em formato de anéis; entenda o fenômeno

Conhecidos como anéis de vórtice vulcânico, os círculos quase perfeitos estão chamando a atenção de moradores e turistas na Itália

Imagem da noticia Vulcão Etna sopra fumaça em formato de anéis; entenda o fenômeno
Última grande erupção do Etna aconteceu em 1992 | Reprodução/Redes sociais
Publicidade

Um dos vulcões mais ativos do mundo, o Etna está chamando atenção de moradores e turistas na Itália. Anéis de fumaça estão saindo de dentro da cratera desde o dia 6 de abril, quebrando todos os recordes anteriores.

Os círculos quase perfeitos deixam o céu da costa leste da Sicília diferente. Apesar das emissões parecerem fumaça, os vórtices, como são conhecidos, são formados a partir da combinação de um buraco formado recentemente com os gases liberados pelo vulcão.

+Vulcão entra em erupção na Islândia; veja imagens

Isso significa que os anéis são inofensivos e não necessariamente indicam que uma erupção está prestes a acontecer. Os especialistas já descartam que o evento raro seja um sinal de alerta.

Como os anéis de vórtice se formam

As emissões de gases são incolores inicialmente, no entanto, quando o vapor d’água condensa, ele assume uma cor esbranquiçada. O vapor sobe rapidamente devido à diferença de temperatura entre a atmosfera e as emissões, e ao encontrar com o ar frio, ele se condensa e forma os anéis.

De acordo com uma pesquisa relatada pelo The New York Times, os anéis de vórtice vulcânico se formam de maneira semelhante aos anéis de bolha formados por golfinhos debaixo da água ou anéis de fumaça quando alguém fuma. Depois que os gases são emitidos pelo vulcão, eles perdem velocidade e giram sobre si à medida que são expelidos.

+"Vivemos uma crise climática e a humanidade tem que entender isso", avalia especialista

Os pesquisadores não sabem ao certo o que acontece nos vulcões para formar os anéis, mas a forma da abertura da cratera influência na formação dos círculos de gás.

"Os resultados mostram que a formação de anéis de vórtices vulcânicos requer uma combinação de liberação rápida de gás de bolhas de gás (lesmas) no topo do conduto de magma e regularidade no formato da abertura emissora", diz um trecho da pesquisa.

Publicidade

Assuntos relacionados

Vulcão
Itália
Mundo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade