Vulcão entra em erupção na Islândia; veja imagens
Emissora islandesa transmitiu ao vivo o movimento da lava. Cidade pesqueira atingida pela lava foi evacuada no dia anterior e não há pessoas em perigo
Um vulcão entrou em erupção na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, por volta das 8h (5h no horário de Brasília) deste domingo (14). A cidade pesqueira de Grindavík, que fica a cerca de quatro quilômetros do local da erupção, foi evacuada e não há pessoas em perigo, garantiram as autoridades.
"A cidade já tinha sido evacuada com sucesso durante a noite e não há vidas em perigo, embora as infraestruturas possam estar ameaçadas.", disse o presidente da Islândia, Gudni Johannesson, no X (antigo Twitter).
A emissora islandesa RUV exibiu ao vivo em seu site a erupção.
A erupção começou ao norte da cidade de Grindavík. No dia anterior, ela havia sido evacuada pela segunda vez em um mês, após atividades sísmicas aumentarem a preocupação de que um vulcão pudesse acordar. As autoridades construíram barreiras de terra e rocha nas últimas semanas para tentar impedir a lava de chegar à cidade. Mas o bloqueio parece não ser suficiente para a força da lava.
"De acordo com as primeiras imagens do voo de vigilância da Guarda Costeira, abriu-se uma fenda em ambos os lados das defesas que começaram a ser construídas a norte de Grindavík", afirmou o Gabinete Meteorológico da Islândia.
A Islândia tem uma erupção média a cada quatro ou cinco anos, devido à movimentação de placas tectônicas. Ela está situada entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte, duas das maiores do planeta.