Vulcão em erupção há 10 dias provoca cancelamento de voos na Indonésia
Lançando nuvens de cinzas a mais de 10 km de altura, o Monte Lewotobi Laki-Laki já provocou a morte de 10 pessoas e a evacuação de milhares de moradores
Diversas companhias aéreas internacionais cancelaram voos com destino a Bali nesta quarta-feira (13), após novas erupções do Monte Lewotobi Laki-Laki, na Indonésia. As explosões vulcânicas lançaram nuvens de cinzas a até 10 quilômetros de altura, forçando a evacuação de milhares de pessoas.
+ Turbulência deixa 11 pessoas feridas em voo da Lufthansa
Entre as empresas afetadas, a Jetstar e a Qantas interromperam temporariamente as viagens para Bali, citando preocupações de segurança devido à grande concentração de cinzas no ar. Dados do site de rastreamento de voos Flightradar24 também indicaram o cancelamento de voos de outras companhias, como a AirAsia e a Virgin, com destino à popular ilha turística.
De acordo com a Jetstar, todos os voos de e para Bali estão suspensos até pelo menos o meio-dia de quinta-feira (14). Em comunicado, a empresa explicou: “Devido às cinzas vulcânicas causadas pela erupção do Monte Lewotobi na Indonésia, atualmente não é seguro operar voos de e para Bali.” A Qantas também confirmou que “vários voos de e para o Aeroporto de Denpasar foram afetados”.
O Monte Lewotobi Laki-Laki, situado na província de East Nusa Tenggara, cerca de 800 quilômetros de Bali, entrou em erupção pela primeira vez em 3 de novembro, provocando a morte de ao menos dez pessoas. Desde então, o vulcão tem mostrado atividade intensa, com novas explosões, incluindo várias na última terça-feira (12).
A Indonésia é um dos países com maior atividade vulcânica no mundo, abrigando quase 130 vulcões ativos. O país está localizado no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, região de intensa atividade sísmica causada pela movimentação das placas tectônicas.